Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novos projetos da UFPB são apresentados no encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Notícias

Novos projetos da UFPB são apresentados no encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia

publicado: 08/10/2021 17h49, última modificação: 08/10/2021 17h49
Vice-Reitora Liana Filgueira prestigia mostra de trabalhos

Foto: Divulgação

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Liana Filgueira, participou, nesta sexta-feira (08), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), prestigiando o encerramento da programação e os projetos da UFPB que integram as exposições no evento realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura de João Pessoa, na Estação Cabo Branco. 

Pesquisadores, professores e estudantes apresentaram suas pesquisas na SNCT. Entre os trabalhos da UFPB que fizeram parte da programação desta sexta-feira, está o projeto de Hidrogênio Verde, coordenado pela professora Sayonara Eliziário, do Centro de Ciências Alternativas e Renováveis (CEAR), com a colaboração da Profa. Marta Dantas e do professor João Marcelo Dias Ferreira. O Hidrogênio Verde utiliza fontes renováveis na sua composição como as energias solar e eólica como fonte de abastecimento. 

O projeto chamou bastante atenção no evento. Muitas pessoas não conheciam o hidrogênio como combustível. Na verdade, poucas pessoas sabem que o hidrogênio já é bastante utilizado em ações específicas na indústria petroquímica e de fertilizantes. No nosso caso, é um hidrogênio limpo”, explicou a Profa. Sayonara. 

A Profª Sayonara destacou, ainda, a importância da SNCT na divulgação de tecnologias pouco conhecidas. “Quando as pessoas têm o primeiro contato com o Hidrogênio Verde, existe uma noção que trata-se de uma tecnologia muito longe da realidade delas, quando na verdade, é algo próximo. Já existem países que possuem um plano estratégico nacional para utilização e expansão do hidrogênio na sua matriz energética”, pontuou a pesquisadora. 

A Vice-Reitora afirmou que a UFPB, através do empenho de seus professores, pesquisadores e alunos, levou para a mostra diversos trabalhos relevantes, incluindo patentes em áreas distintas. “Dessa forma, pudemos apresentar para a sociedade o que tem sido desempenhado aqui. É incrível ver o engajamento de todos que participaram e puderam mostrar um pouco de suas conquistas após anos de trabalho, sempre buscando encontrar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento da ciência e da cultura, melhorar a saúde, a educação e a segurança da população, descobrir ou ajustar processos mais eficientes e menos poluentes e por aí vai. De fato, foram momentos de encontros e descobertas. Agradeço e parabenizo a todos que colaboraram e participaram deste evento, representando muito bem a nossa Universidade”, disse a Profa. Liana Filgueira. 

A Vice-Reitora destacou a importância de eventos desse porte voltados para a ciência na Paraíba. “Gostaríamos de agradecer imensamente o convite da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, em nome de sua secretária, Profa. Dra. Margareth Diniz, para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu pela 1ª vez em João Pessoa. E, também, parabenizá-la junto com sua equipe pelo sucesso do evento”, disse a Profa. Liana. 

Além do Hidrogênio Verde, também se destacaram o projeto Baja, de Engenharia Mecânica; o projeto Detecção de Cárie por IA – Inteligência Artificial, do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPB; o Projeto AeroDesign, também de Engenharia Mecânica; e o Projeto Fórmula UFPB Combustão. O encerramento do evento também contou com o caminhão da Editora UFPB, que distribuiu livros produzidos pela Universidade. 

A Agência UFPB de Inovação (Inova) também participou da mostra com a presidente do órgão, Profa. Kelly Gomes, e vários inventores detentores de patentes obtidas pela UFPB em diversas áreas, como a pesquisadora Karoliny Brito, responsável por desenvolver uma cápsula de nutracêutico, um suplemento alimentar que pode ajudar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O produto foi desenvolvido no doutorado de Karoliny Brito, sob a orientação dos professores Evandro Leite e Estefânia Fernandes, no Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa.

***
Reportagem: Aline Lins
Ascom UFPB
Foto: Divulgação