Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório da UFPB inédito no país estuda a obra do psiquiatra Viktor Frankl

Laboratório da UFPB inédito no país estuda a obra do psiquiatra Viktor Frankl

Austríaco é conhecido no mundo por relatos sobre quatro campos de concentração nazistas
publicado: 11/03/2020 19h43, última modificação: 11/03/2020 20h14
A Logoterapia e Análise Existencial, proposta por Frankl, afirma que a necessidade mais profunda do ser humano é a de ter sentido na vida. Foto: Divulgação

O Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem como missão promover e dar suporte aos projetos de ensino, pesquisa e extensão que tenham por base a teoria do psiquiatra Viktor Frankl (1905 – 1997).

O neuropsiquiatra austríaco é fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial. Frankl é conhecido no mundo por relatar sua experiência em quatro campos de concentração nazistas, no livro “Em busca de sentido”.

Inaugurado no ano de 2010, o laboratório tem como líder o professor Thiago Antonio, e está dividido em três linhas de pesquisa. Em espiritualidade e saúde, busca investigar as relações entre o sentido na vida e suas repercussões na saúde. Além disso, procura construir e validar instrumentos de pesquisa com a finalidade de aprender as relações entre religiosidade/espiritualidade, sentido da vida e outros construtos psicológicos no contexto da saúde.

Em logo-educação e cultura da paz, tem o intuito de aplicar os conceitos da logoterapia e análise existencial na promoção do sentido da vida no contexto da prevenção e da educação. Ademais, procura promover os valores humanos e as virtudes objetivando a construção de uma cultura de paz.

Já em psicologia da religião, tem o objetivo de compreender o fenômeno religioso a partir dos componentes das atitudes, das crenças e da busca de sentido. Tem por escopo a construção de instrumentos de pesquisa para identificação dos correlatos existenciais da religiosidade/espiritualidade.

De acordo com o professor, o ambiente é destinado para discentes das ciências humanas e da saúde. Contando com a participação dos alunos de ciências das religiões e psicologia, mas abarcando também pessoas de outras áreas que tenham interesse em aprofundar a análise existencial de Viktor Frankl.

“O Laboratório é inédito no país e tem o reconhecimento do Instituto Viktor Frankl de Viena. Também estabelecemos uma parceria com o pesquisador italiano Aureliano Pacciolla, com quem possuímos publicações conjuntas”.  É possível acompanhar as ações na página do projeto e pelo Instagram e Facebook.

Carlos Germano | Ascom/UFPB