Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Série Israel Selvagem destaca vida nos arredores do Mar Morto
conteúdo

Notícias

Série Israel Selvagem destaca vida nos arredores do Mar Morto

publicado: 19/11/2021 10h11, última modificação: 19/11/2021 10h11

TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1) apresenta o segundo programa inédito da série documental Israel Selvagem que percorre o Deserto da Judeia nesta sexta (19), às 21h30. A produção mostra a realidade da fauna e flora da região no episódio intitulado "A vida em torno do Mar Morto".

Essa edição revela uma variedade incrível de plantas e animais que vivem em condições extremas, com elevada amplitude térmica, em uma área com características bem particulares. O Deserto da Judeia abriga espécies como o leopardo árabe, a hiena listrada e outras criaturas fascinantes e engenhosas que prosperam em um cenário de sol e areia, com formações de sal deslumbrantes próximas ao Mar Morto.

O Deserto da Judeia é uma pequena região árida que desce na extremidade leste até o Mar Morto, o mais baixo do mundo, a 400 metros abaixo do nível do mar. As altas montanhas da região, com Jerusalém no centro, impedem que a umidade proveniente do Mar Mediterrâneo chegue ao deserto. O território extremamente seco separa esse deserto de Jerusalém e de seus arredores.

Formação geológica da região

A região árida do Deserto da Judeia foi constituída a partir de formações sedimentares que surgiram na época pré-histórica. Elas se originaram no fundo de um lago salgado. Uma das hipóteses é que essa bacia d'água perdeu seus minerais no decorrer do tempo, escoados para o que se conhece como Mar Morto. O acúmulo de sal pode ter acelerado a evaporação das águas e promovido o ambiente desértico da Judeia.

Esse clima árido é caracterizado por um reduzido índice pluviométrico. Assim, a precipitação de água em forma de chuva é mínima. A região tem temperaturas altas durante o dia e uma baixa acentuada no período noturno o que ocasiona uma alta amplitude térmica no ambiente já seco e quente com relevo acidentado.

Sobre a produção

Uma paisagem rica e diversificada, quase inteiramente intocada pelo homem, é desvendada nos cinco episódios da série documental Israel Selvagem que tem janela na programação da TV Brasil. A atração mostra algumas das espécies mais variadas e originais do mundo, além de fenômenos naturais não encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

Produzido pela canadense Blue Ant Media, o programa revela os segredos ecológicos de Israel, país localizado na junção de três continentes: Europa, Ásia e África. Uma jornada de tirar o fôlego viaja pelo deserto de Negev; Mar Morto; Mar Vermelho; Mar Mediterrâneo; e pela região de migração de pássaros. 

Durante o seriado exibido pela emissora pública, os documentários exploram o vasto caleidoscópio de vida animal e vegetal do país, em paisagens que vão do topo das montanhas nevadas, passando pelo lugar mais baixo do mundo, até o inóspito deserto e as praias suaves.

Com uma bela e cuidada cinematografia, a produção documental Israel Selvagem foi filmada em resolução 4k, tecnologia que confere alta resolução às imagens.    

A série tem horário alternativo na programação da TV Brasil. Além da exibição às sextas, às 21h30, o conteúdo pode ser acompanhado na madrugada de sexta para sábado, à 1h45.

Serviço

Israel Selvagem – sexta-feira, dia 19/11, às 21h30

Israel Selvagem – sexta-feira, dia 19/11, para sábado, dia 20/11, à 1h45

Israel Selvagem – sábado, dia 20/11, às 15h

Israel Selvagem – sábado, dia 20/11, para domingo, dia 21/11, às 2h45

Com informações da TV Brasil