Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Série Águias de Fogo apresenta aventuras inéditas do esquadrão
conteúdo

Notícias

Série Águias de Fogo apresenta aventuras inéditas do esquadrão

publicado: 22/02/2022 13h24, última modificação: 22/02/2022 13h24

A TV Brasil exibe os capítulos 19 e 20 da série nacional Águias de Fogo nesta quarta (23/2) às 23h30. As tramas mostram como o esquadrão de aviadores busca impedir o acionamento de uma possível bomba na base e evitar a implosão de uma barragem em missões emocionantes.

Ainda inéditos na telinha da emissora pública, os episódios "O Alvo" e "Estação Clandestina" entram no ar em sequência logo após o seriado épico Guerra e Paz. As produções de dramaturgia têm destaque na programação de verão do canal.

Clássico do gênero na televisão brasileira, o programa Águias de Fogo revela os desafios de oficiais no céu do país. Com as turbinas ligadas e prontos para decolar, os aviadores atuam com bravura e determinação para frustrar planos de criminosos. Inspirados em histórias reais, os casos da série lançada em 1968 ainda estão no aplicativo TV Brasil Play.

Em "O Alvo", primeira investigação da noite, uma quadrilha de elementos subversivos suborna um rapaz. Precisando de dinheiro, o jovem acaba aceitando a tarefa de implantar uma bomba na base militar dos Águias de Fogo.

Os aviadores precisam ter perspicácia e técnica para lidar com os explosivos na estação e conter um desastre em potencial. Além do elenco fixo, esse capítulo tem a participação de Lídia Costa, José Luiz Rodi, Sebastião Grandin e Raimundo Cardoso Andrade.

Já no episódio "Estação Clandestina", segunda história desta semana, os oficiais tentam desarticular um esquema que envolve a demolição de uma barragem. A iniciativa dos marginais é simular uma guerrilha e mascarar os desvios de verba na construção.

Os infratores buscam obter recursos de maneira ilícita para elevar uma nova estrutura na área para substituir a anterior no lugar daquela que desejam implodir. Os artistas convidados são Renato Master, Líbero Miguel Giachetta, Izaias do Vale Almada, Silvia Maria e Jurandir de Oliveira, o Mestre Sabú.

Sobre o seriado

Histórias de bravura nos ares inspiraram o enredo da série Águias de Fogo que acompanha um heroico esquadrão de aviadores em território nacional. Lançada originalmente em 1968, a obra é um marco na produção seriada de dramaturgia para televisão no país.

O programa surgiu na esteira do sucesso da pioneira e consagrada atração O Vigilante Rodoviário, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes que ainda atua no elenco de Águias de Fogo.

Os argumentos para os roteiros de Águias de Fogo baseiam-se em atos de coragem registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira. A trama retratada no seriado concentra em um único esquadrão da FAB, as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos.

Com edições de aproximadamente 22 minutos, os capítulos apresentam ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à pátria.

O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz).

A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. Águias de Fogo tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco.

Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil mostra os conteúdos restaurados desde dezembro, durante a programação especial de verão. A produtora responsável pela série Águias de Fogo é a PROCITEL.

A produção tem horário alternativo na madrugada. As aventuras do esquadrão de aviadores podem ser conferidas de quarta para quinta-feira, às 4h45. Também exibida pelo canal, a série O Vigilante Rodoviário tem maratona de episódios na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h45, com as incríveis histórias do vigilante Carlos com o fiel parceiro, o cão Lobo.

#VemVer

A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela A Escrava Isaura (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.

Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. - Detetives do Prédio Azul.

Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto – afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1, TV por assinatura e parabólica.

Serviço

Águias de Fogo – quarta-feira, dia 23/2, às 23h30

Águias de Fogo – quarta-feira, dia 23/2, para quinta-feira, dia 24/2, às 4h45

Com informações da TV Brasil