Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede Pública de televisão transmite finais da Liga de Basquete Feminino
conteúdo

Notícias

Rede Pública de televisão transmite finais da Liga de Basquete Feminino

publicado: 09/07/2024 11h55, última modificação: 09/07/2024 11h57

TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1)  exibe os confrontos Sampaio Basquete x SESI Araraquara na disputa pelo título da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa), principal competição da modalidade no país. A emissora transmite as partidas com exclusividade em sinal aberto.

O primeiro jogo é apresentado na programação desta quarta (10), ao vivo, a partir das 20h45. A bola gira às 21h. Já o segundo da série de melhor de cinco duelos vai ao ar na telinha do canal público neste sábado (13), gravado, às 8h45. Os dois embates iniciais dessa sequência ocorrem no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, capital do Maranhão. O campeão será o clube que vencer três vezes o rival.

Emissora oficial da competição feminina de basquete, a TV Brasil tem exclusividade na transmissão das disputas na televisão aberta. A iniciativa faz parte da estratégia de intensificar a presença do esporte entre as suas atrações.

Além da emoção da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa), a emissora pública também acompanha a Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, as fases decisivas do Brasileirão Feminino das Séries A2 e A3, e destaca jornadas com grandes partidas da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com uma rivalidade acirrada, Sampaio Basquete e SESI Araraquara repetem a decisão de 2023 e se enfrentam na busca pelo título do campeonato pelo segundo ano consecutivo. Finalistas na última edição, as equipes garantiram classificação para se encarar mais uma vez após as vitórias sobre Unimed Campinas e Ituano, respectivamente, oportunidade em que fecharam as duas semifinais em 2 a 1.

Clube com o melhor desempenho na primeira fase da Liga em 2024, o Sampaio Basquete tem a vantagem de realizar os dois primeiros jogos decisivos em casa, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, no Maranhão.

O SESI Araraquara manda suas partidas no Gigantão, em Araraquara, no estado de São Paulo. Em caso de necessidade de um quinto confronto, a grande final será com mando de quadra do Sampaio Basquete pela campanha na competição.

Retrospecto dos adversários da final

A equipe do Sampaio Basquete está em sua sexta decisão da LBF nos últimos oito anos e quer repetir o feito conquistado nas temporadas 2015/2016, 2019 e 2022 para garantir o tetracampeonato. As meninas do time maranhense surpreenderam com o título simbólico da fase de classificação, com o admirável desempenho de 19 vitórias em 20 jogos, com 95% de aproveitamento. O Sampaio Basquete eliminou o Sodiê Mesquita nas quartas de final (por 2 a 0 na série) e o Unimed Campinas nas semifinais (2 a 1).

Já o SESI Araraquara chega à segunda final seguida e busca o bicampeonato. Após ficar na terceira posição na primeira fase, com 14 vitórias e 6 derrotas, o time paulista derrotou o Unisociesc Blumenau nas quartas de final (2 a 0) e o Ituano nas semifinais (2 a 1).

No ano passado, o SESI Araraquara se sagrou campeão e levou a taça inédita da Liga de Basquete Feminino ao vencer o mesmo adversário da final de 2024 por 74 a 62, no quinto jogo da disputa da série decisiva.

Na história do embate entre os finalistas, o SESI Araraquara está em vantagem com nove vitórias contra seis do Sampaio Basquete. Apesar dos números, este ano, o Tubarão se saiu melhor nos dois confrontos na fase de classificação: 68 a 59, em março, no Maranhão, e 79 a 75 em maio, em São Paulo.

As equipes também já jogaram uma partida decisiva em 2024 pela final inédita da Copa LBF, também no mês maio, que terminou com a conquista do SESI Araraquara. O confronto foi decidido nos últimos segundos, pelo placar de 69 a 67, com o triunfo do time da casa, que recebeu o adversário em seus domínios, no ginásio Gigantão, em Araraquara, em São Paulo.

Sobre a competição

Essa é a 13ª edição do torneio, criado em 2010. A LBF Caixa 2024 conta com um número recorde de clubes participantes. Os times são AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Corinthians-SP, Ituano-SP, Ponta Grossa Basquete/Curso ASB-PR, Sampaio Basquete-MA, Pontz São José Basketball-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc Blumenau-SC.

Na LBF, todos os times jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 partidas na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva. Em 2023, o campeão foi o SESI Araraquara.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1), TV por assinatura e parabólica.  

Serviço

Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) 2024 na TV Brasil e Rede Pública
Final – Jogo 01 – Sampaio Basquete x SESI Araraquara – quarta-feira, dia 10/07, ao vivo, às 20h45
Final – Jogo 02 – Sampaio Basquete x SESI Araraquara – sábado, dia 13/07, gravada, às 8h45

FOTO: Sampaio Basquete x SESI Araraquara, por Sergio Paulino / Divulgação

Com informações da TV Brasil