Notícias
Rede Pública exibe último programa da série Terra dos Primatas nesta terça (9/11)
A produção documental Terra dos Primatas termina nesta terça (9), às 21h30, na TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1), com a apresentação do oitavo e último episódio inédito. A edição que marca o encerramento da série vai até a costa ocidental da África mostrar o macaco colobus vermelho, espécie ameaçada de extinção.
No arquipélago de Zanzibar, que fica na região leste do continente, no litoral da Tanzânia, esse primata é conhecido na língua suaíli como o "macaco venenoso". O termo é pejorativo uma vez que a espécie foi perseguida a ponto de estar em risco de sobrevivência por causa da caça e da destruição de seu habitat.
Esse programa acompanha as aventuras de um filhote do macaco colobus vermelho. Separado de seu bando, o pequeno mamífero percorre regiões perigosas e enfrenta as ameaças de predadores em meio ao verdejante paraíso da ilha africana.
O episódio explica como o bebê Kima se comporta na vida selvagem ao se perder de sua família de macacos. O seriado destaca como esse primata aprende a se adaptar à rotina na floresta e acompanha os desafios do macaquinho na busca pelo reencontro com seu bando.
Curiosidades da espécie
O macaco colobus vermelho é um primata herbívoro que passa a maior parte de sua existência entre a copa das árvores onde consegue os alimentos para sua subsistência. Esse mamífero baseia seu sustento em folhas e, por conta dessa facilidade, a espécie não precisa competir por comida com outros animais.
Com atividades principais diurnas, o colobus raramente desce ao chão. Nos bandos, esses macacos costumam fazer revezamento para monitorar o território. Os grupos geralmente são liderados por machos com diversas fêmeas e podem entrar em conflito com bandos diferentes para disputar e proteger espaço.
Esse mecanismo de defesa coletivo do seu território permite que essa espécie permaneça em alerta para se preservar de eventuais predadores. Os animais que mais caçam os pequenos primatas endêmicos da África que vivem nas árvores são aves como águias, felinos como leopardos e, até, chimpanzés.
Sobre a série
A produção documental Terra dos Primatas acompanha a dinâmica dos macacos em seu habitat natural. Com oito episódios, o seriado revela como vivem diversas espécies endêmicas do continente africano.
O programa exibido pela emissora pública percorre as terras altas remotas da Etiópia, vai até as savanas do sul da África e viaja pelas ilhas que formam Madagascar. Os primatas dessas regiões conquistam o público na telinha com carisma, inteligência e fofura.
Por meio de imagens incríveis desses animais em ação na natureza, a série mostra como lêmures, babuínos e macacos são capazes de se adaptar. Os bandos procuram abrigo e alimento, além de proteção contra eventuais predadores. A produção ainda apresenta a vida de seres como os pequenos bebês do mato até társios e pottos, espécies menos conhecidas de primatas.
Terra de Primatas tem horário alternativo na programação da TV Brasil e pode ser acompanhada na madrugada de terça para quarta-feira à 1h45.
Serviço
Terra dos Primatas – terça-feira, dia 9/11, às 21h30
Terra dos Primatas – terça, dia 9/11, para quarta-feira, dia 10/11, à 1h45
Com informações da TV Brasil