Notícias
Rede Pública estreia série documental Circos neste domingo (14/11)
O fascinante universo circense ganha a telinha da TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1) a partir deste domingo (14), às 19h, na estreia da série documental Circos, produção inédita da própria da emissora pública que desvenda artes como palhaçaria, ilusionismo, acrobacia, equilibrismo e malabarismo.
Com quatro episódios, o programa semanal combina entrevistas e performances para apresentar o maior espetáculo da Terra às novas gerações e entreter a família com a diversão e a alegria do encanto proporcionado por esse ambiente mágico.
A ideia do programa é mostrar as mais diversas formas dessa manifestação artística. O seriado revela um olhar sobre os aspectos que caracterizam o circo tradicional, passando pelos shows de rua até a reinvenção desse patrimônio cultural.
Entrevistados ilustres
Artistas e pesquisadores abordam o atual momento do circo no país, destacam sua importância, analisam a influência em outras artes e explicam o poder transformador. Os convidados também revelam a rotina profissional bem como a beleza da arte circense e o papel do circo na sociedade.
Astros consagrados nos palcos e novos talentos do picadeiro costuram o roteiro do seriado com uma abordagem sensível sobre a vivência circense. Jovens e veteranos abrem o coração nas entrevistas para a equipe da TV Brasil, contam suas trajetórias, revelam bastidores e ressaltam a magia das apresentações.
A produção documental reúne personalidades como o veterano Dedé Santana e o experiente Marcos Frota. A série Circos também traz o depoimento da pesquisadora Verônica Tamaoki, do ilusionista Issao Imamura e dos palhaços Fernando Sampaio, Marcos Casuo e Lu Lopes, entre outros nomes do meio.
Arte milenar que sempre encantou as pessoas em todo o mundo, o circo enfrenta novos desafios como a concorrência com novas formas de entretenimento, a proibição do uso de animais, a busca por mais incentivos públicos e a luta por novos espaços principalmente nos grandes centros.
Os trabalhadores apaixonados pela cultura circense ratificam esses perspectiva, mas ampliam o horizonte em suas falas e sugerem novas dimensões do alcance dessa arte. Apesar de todas as dificuldades, todos carregam a certeza de que o universo lúdico e deslumbrante do circo nunca morrerá.
Palhaçaria é tema da abertura
Há quem diga que um circo sem palhaço não é circo. Por isso, o primeiro episódio da série da TV Brasil não poderia ter outro protagonista. A viagem por esse mundo de encantamento mescla depoimentos e performances de grandes nomes como Dedé Santana, Lu Lopes, Fran Marinho, Fernando Sampaio e Marcos Casuo.
Os entrevistados refletem sobre a arte de fazer sorrir com muita sensibilidade, intimismo e alegria. Eles falam sobre o ingresso na profissão, a relação entre a tristeza e o palhaço, a cura através do riso, as mulheres palhaças, o poder da máscara e o papel fundamental do palhaço no circo e na sociedade.
Durante essa edição de estreia da série Circos, a emissora pública oferece à plateia de casa divertidos números com atrações como Circo do Asfalto, Universo Casuo, Circo dos Sonhos, La Mínima e Palhaça Rubra entre outros personagens.
Ficha Técnica
Direção e produção: Priscila Cestari, Renato Fanti e Vitor Chambom
Ideia original: JM Barboza e Vitor Chambom
Roteiro: Renato Fanti
Episódios: 4
Duração: 26 minutos
Gênero: documentário
Classificação indicativa: Livre
Serviço
Circos – domingo, dia 14/11, às 19h
Circos – domingo, dia 14/11, para segunda-feira, dia 15/11, às 2h
Com informações da TV Brasil