Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede Pública de Televisão apresenta especiais nos 457 anos do Rio de Janeiro

Rede Pública de Televisão apresenta especiais nos 457 anos do Rio de Janeiro

publicado: 25/02/2022 09h19, última modificação: 25/02/2022 09h19

Em comemoração aos 457 anos da cidade do Rio de Janeiro, a TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) traz diversos conteúdos temáticos na sua programação.

A programação da TV Brasil em homenagem à metrópole traz cenas incríveis do Rio de Janeiro. O canal público exibe edições temáticas da série Brasil Visto de Cima. A atração documental apresenta quatro episódios sobre a cidade.

O especial carioca tem início com dois programas em sequência sobre a Zona Oeste e a Zona Sul em cartaz na noite de segunda (28/2), a partir das 23h45. Um passeio sobre os principais cartões-postais é o destaque da tarde de terça (1/3), às 16h, enquanto percorre o Centro do Rio, à noite, em horário nobre, às 21h.

O ator Felipe Camargo narra o episódio da segunda temporada que a emissora mostra na terça-feira à tarde. Já os três demais selecionados, que integram o quinto ano da produção, têm locução do também ator Caio Blat.

Voo panorâmico nos ares fluminenses

As produções em reverência ao Rio começam com uma viagem sob a Zona Oeste. O primeiro programa da noite de segunda recorda que desde os anos 1980 essa área geográfica é a região da capital que mais cresce. Em meio a lagoas, praias e parques, surgem joias da arquitetura contemporânea como a Cidade das Artes e o Parque Olímpico especialmente construído para os Jogos de 2016.

Logo após, a segunda atração de Brasil Visto de Cima visita alguns trechos da Zona Sul do Rio de Janeiro, o maior polo turístico do país. O plano de voo inclui a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Gávea, a Urca, a enseada de Botafogo e os palácios centenários do bairro.

Na tarde de terça, as imagens revelam um Rio de Janeiro que fica ainda mais lindo bem do alto. O público tem a chance de conhecer, à distância, a terra do samba com ampla riqueza visual. A obra documental oferece um show de cenas aéreas. Através de imagens feitas em helicópteros e drones, oferece ângulos, visões e reflexões sobre encantos, belezas e curiosidades da "carioquice".

A produção inclui sequências que visitam bairros famosos onde ficam badaladas praias cantadas em versos pelo mundo todo. Na série também há espaço para a beleza que se destaca pelo verde deslumbrante presente na extensa faixa de natureza no litoral com vegetação nativa da Mata Atlântica.

A celebração à Cidade Maravilhosa no seriado termina durante a noite de terça. O conteúdo exibido na telinha da TV Brasil sobrevoa os bairros que ficam nas redondezas do Centro do Rio de Janeiro. O percurso é uma aula de história sobre a capital e, ao mesmo tempo, uma lição de arquitetura.

Em meio a paisagens exuberantes, monumentos da fase colonial se misturam a exemplares da Belle Époque e do modernismo brasileiro e internacional. Essa edição ainda resgata acontecimentos marcantes do país que aconteceram no Rio antigo.

Presente na faixa nobre da programação do canal, a série documental Brasil Visto de Cima está no ar em diversos horários junto com obras de cunho ambiental e produções documentais do país e do exterior sobre a fauna, a flora e a biodiversidade.

Este conteúdo nacional tem janela na telinha da emissora de segunda a sexta, às 16h e à 0h15. Entre terça e sexta, o programa está na grade às 21h. A TV Brasil disponibiliza horários alternativos do seriado no fim de semana. Aos domingos, o público tem a oportunidade de rever os episódios às 18h30 e à 1h. A EBC adquiriu os 135 episódios das cinco temporadas, com cerca de 26 minutos por edição.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com informações da TV Brasil