Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Rede Pública apresenta entrevistas e filmes sobre lutas trabalhistas
conteúdo

Notícias

Rede Pública apresenta entrevistas e filmes sobre lutas trabalhistas

publicado: 02/05/2023 09h47, última modificação: 02/05/2023 09h47

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1) exibe o especial Passado Presente - Resistência Sindical com entrevistas sobre a causa trabalhista e uma sessão de filmes temáticos, durante esta semana, às 22h. A faixa fica em cartaz até sábado (6). A emissora pública apresenta seis clássicos do cinema nacional na programação dedicada ao assunto.

Em cada edição, o jornalista Armando Rollemberg recebe um convidado para relembrar movimentos e momentos marcantes que culminaram em avanços nos direitos trabalhistas no Brasil. Ainda destaca o cenário atual e traça o panorama dos caminhos para um futuro com mais garantias e direitos.

A série traz importantes nomes do cenário político do país que atuaram diretamente em lutas e conquistas para a classe trabalhadora. Grandes produções da sétima arte brasileira associadas às questões em pauta entram no ar logo após a conversa, às 22h30, para ilustrar a abordagem do tema.

A relação de obras e de convidados é "Chão de Fábrica - A História do Novo Sindicalismo" e Jair Meneghelli na segunda (1º/5), "Braços Cruzados, Máquinas Paradas" e Djalma Bom na terça (2/5), "Os Homens da Fábrica" e Jorge Bittar na quarta (3/5), "Peões" e Olívio Dutra na quinta (4/5), "Expedito - Em Busca de Outros Nortes" e Avelino Ganzer na sexta (5/5) e "Eles Não Usam Black-tie" e Clara Ant no sábado (6/5).

Os seis filmes selecionados para a sessão especial Passado Presente – Resistência Sindical podem ser conferidos no app TV Brasil Play. O público ainda assiste quando preferir o conteúdo das entrevistas exclusivas que também ficam disponíveis na plataforma. A iniciativa é uma parceria entre a TV Brasil e a TVT.

Passado Presente – Resistência Sindical

Segunda (1º/5): "Chão de Fábrica - A História do Novo Sindicalismo", com Jair Meneghelli

O primeiro entrevistado foi o político e sindicalista Jair Meneghelli. O filme de estreia da faixa foi "Chão de Fábrica - A História do Novo Sindicalismo" (2018), de Renato Tapajós. O documentário inédito tem duração de 90 minutos e é adaptado de uma série televisiva homônima.

A produção conta a história da luta dos trabalhadores brasileiros desde 1978 até os dias atuais, com foco no movimento sindical, naquilo que ficou conhecido como o Novo Sindicalismo. O longa realiza um voo sobre a história do país, observando as políticas econômicas dos diferentes governos do período de forma crítica, clara e bem humorada, relacionando-as com a luta sindical.

Terça (2/5): "Braços Cruzados, Máquinas Paradas", com Djalma Bom

A segunda entrevista tem como convidado o sindicalista e político Djalma Bom. O filme "Braços Cruzados, Máquinas Paradas" (1979), de Roberto Gervitz e Sérgio Toledo, tem exibição na sequência da programação.

O documentário acompanha as eleições do sindicato dos metalúrgicos de São Paulo. Nesse processo, mostra os problemas estruturais do movimento sindical sob forte tutela estatal e a resposta dos trabalhadores no chamado Novo Sindicalismo.

Quarta (3/5): "Os Homens da Fábrica", com Jorge Bittar

No terceiro dia da sessão temática, Armando Rollemberg recebe o engenheiro e político Jorge Bittar. Na sequência da conversa, a TV Brasil apresenta o filme "Os Homens da Fábrica" (1987), produção dirigida por Luiz Arnaldo Campos. A obra tem narração do ator Nelson Xavier.

A película destaca os operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, a mais importante usina siderúrgica do Brasil, que foi palco de memoráveis lutas sindicais e políticas, passando por golpes militares, greves e até mesmo invasões do exército.

Quinta (4/5): "Peões", com Olívio Dutra

O entrevistado da faixa Passado Presente – Resistência Sindical é o político Olívio Dutra. A atração cinematográfica da noite é o clássico documentário "Peões" (2004), obra do saudoso cineasta Eduardo Coutinho.

O premiado filme resgata a história de alguns personagens da greve dos metalúrgicos do ABC Paulista no início dos anos 1980. A produção apresenta o depoimento de diversos anônimos que se mobilizaram em prol da classe operária.

Sexta (5/5): "Expedito - Em Busca de Outros Nortes", com Avelino Ganzer

O sindicalista Avelino Ganzer é o convidado da TV Brasil para a conversa no programa na data em que a TV Brasil exibe o filme "Expedito - Em Busca de Outros Nortes" (2006), documentário assinado por Aída Marques e Beto Novaes.

A produção aborda a vida de um migrante Sem Terra, Expedito Ribeiro de Souza. O filme ajuda a compreender o processo de ocupação da Amazônia brasileira na ditadura militar e os problemas de concentração de terra e violência no campo.

O personagem principal é um lavrador mineiro, poeta cordelista que empreende uma série de deslocamentos e passa a viver em Rio Maria, no sul do Pará. Na película, alguns dos poemas de Expedito são declamados pelo cantor Chico Buarque.

Sábado (6/5): "Eles Não Usam Black-tie", com Clara Ant

A sessão Passado Presente - Resistência Sindical tem a presença da arquiteta e política Clara Ant. O filme exibido após a entrevista com a convidada é o clássico brasileiro "Eles não Usam Black-tie", de Leon Hirszman.

Com grande elenco, o drama é uma adaptação da peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri. A película apresenta as disputas ideológicas numa família de operários que lutam por melhores condições de trabalho, em plena ditadura militar.

O longa acompanha os desdobramentos de um movimento grevista em uma empresa. Um operário preocupado com sua namorada grávida decide se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve liderada por seu pai. O fato provoca um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1), TV por assinatura e parabólica.

Serviço

Especial Passado Presente – Resistência Sindical – até sábado (6), às 22h

Com informações da TV Brasil