Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Produção documental Rotas da Liberdade: Um roteiro pelo norte de Minas
conteúdo

Notícias

Produção documental Rotas da Liberdade: Um roteiro pelo norte de Minas

publicado: 02/12/2022 13h27, última modificação: 02/12/2022 13h27

Chegou a vez de você viajar com Samuel Guimarães pela região norte de Minas Gerais. Desta vez, o apresentador leva o “Rotas da Liberdade” até a bucólica cidadezinha de Morro da Garça, conhecida por sua geografia marcante e pela literatura de João Guimarães Rosa, que passou pelo município com sua grande viagem de 1952.  Vai ao ar neste domingo (4), às 18h30, pela Rede Pública, afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto 43.1.

Chamado carinhosamente pelos moradores de “Morro”, o lugar ainda guarda o jeito mineiro de ser. Num papo gostoso ao redor do fogão a lenha de Rosa Maria Fernandes, Samuel vai aprender uma receita marcante da cidade: arroz com ora-pro-nóbis. “É uma planta que vem ficando rara e a gente sempre a usou na cozinha. Ela tem muita proteína e é, por isso, chamada de carne verde”, conta a cozinheira. E não para por aí. As quitandas fartas de Dona Rosa são servidas, logo que tiradas do forno, para quem se hospeda em sua casa. “Eu vivo do turismo local, que vem crescendo de novo. Mas eu vivo também do amor das pessoas que vêm de longe para descansar nesse paraíso”, completa. 

Realmente, o jeito mineiro está preservado na boa convivência mantida pelos cerca de 2500 habitantes de Morro da Garça. A cidade preserva vivo seu patrimônio cultural e arquitetônico, restaurado e aberto a visitação. Além da Matriz Nossa Senhora da Conceição, o turista pode passar algum tempo na Casa de Cultura e ouvir textos e poesias declamados pela tecnóloga em turismo Kelly Sousa. Para quem tem espírito mais aventureiro, dá até para se arriscar a subir a montanha que dá nome à cidade. “São quase mil metros de altitude, de onde é possível avistar as cidades vizinhas de Curvelo e Corinto”, conta Kelly.

De Morro da Garça, o programa segue para Pirapora, a cidade que guarda os segredos do lendário Vapor Benjamim Guimarães, embarcação muito usada no passado para transporte de cargas e pessoas pelo Rio São Francisco, cruzando boa parte do Brasil. 

Em pleno processo de restauro, o apresentador Samuel Guimarães conseguiu entrar na embarcação e vai mostrar detalhes de tudo que existe dentro dela. Corredores, quartos, sala de controle, áreas para festa, tudo novinho. “A equipe está, agora, trocando o casco, última parte do trabalho de restauro. Breve, teremos nosso Benjamim Guimarães navegando pelas águas do Velho Chico, novamente”, conta o historiador Adélio Brasil, que conversou com o programa sobre detalhes da história de Pirapora e do desenvolvimento da cidade e do Brasil.

O episódio traz belas imagens da praia de Pirapora, espaço agradável usado pela população para lazer e descanso. E o turista vai se encantar pela paisagem à beira do rio, que mais parece o mar - podendo fechar a viagem com um belo pôr do Sol.

Com informações da TV Brasil