Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Minissérie da TV UFPB grava cenas em Cabedelo

Minissérie da TV UFPB grava cenas em Cabedelo

publicado: 21/08/2017 09h18, última modificação: 05/12/2018 11h16

A Estação Ferroviária da cidade de Cabedelo foi escolhida como um dos cenários principais para a gravação da minissérie intitulada “O Sumiço de Santo Antônio”. O cenário foi escolhido devido à sua arquitetura histórica, assim como o fato de possuir uma locomotiva antiga que ainda está disponível na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Essa minissérie está sendo produzida e será exibida em 2018, na TV UFPB, associada à TV Brasil, no canal aberto 43 UHF e na NET, canal 22.

A CBTU disponibilizou uma locomotiva (que é um elemento histórico importante da empresa) e também colocou à disposição, uma equipe com dois maquinistas e um assessor na plataforma, além dos funcionários que estavam trabalhando na estação.

“Para realizar um projeto com essa dimensão na área de teledramaturgia, é fundamental o apoio de instituições que liberem os espaços para gravações, assim como também disponibilizar a infraestrutura para a realização da ação”, enfatiza Valeska Picado, diretora de Ates Cênicas da TV UFPB.

A cena gravada na sexta-feira (11) foi a chegada da personagem Mariinha, interpretada pela atriz Edilete Bezerra. Dona Mariinha é a mãe de Clotilde (Natália Sá), que depois de casar com Tobias (Murilo Franco) e assumir o Salão de Beleza Formosura, consegue trazer sua mãe, que trabalhava em uma fazenda, para morar com ela na cidade de Vila Pequena.

Para compor a cena também foi necessária a participação de seis figurantes, que foram interpretados por estudantes da UFPB, pela diretora de Artes Cênicas da TV UFPB, Valeska Picado e pelo assessor da CBTU José Carlos, que interpretou o maquinista da locomotiva.

Para gravar esta cena foi necessário um plano de ação, onde a locomotiva com o elenco era colocada no trilho para chegar à plataforma, onde atores e equipe técnica aguardavam o desembarque. Os funcionários da CBTU cronometravam o tempo e indicavam o tempo de entrada e saída da locomotiva, enquanto Cely Farias, dirigia o elenco.

Para Valeska Picado, “Tudo se encaixou como uma perfeita engrenagem e o resultado, além da alta qualidade e excelência artística, foi também mais um espaço de aprendizagem. Para os estudantes dos cursos de Rádio TV, Cinema, Mídias Digitais, Teatro e Música, desde a seleção dos equipamentos até a desmontagem final de cada cena, essas gravações têm sido uma grande aula de campo”.

ATORES:

Edilete Bezerra (personagem dona Mariinha)

Natália Sá (personagem Clotilde)

Murilo Franco (Tpersonagem obias)

FIGURANTES:

José Carlos (Maquinista)

Valeska Picado (Irmã Terezinha)

Geovanna Chalegre (Carolina Vitória, estudante do colégio interno)

Francisco Pinheiro (Frederico, noivo de Rita de Cássia)

Hemelly Raiany (Rita de Cássia, noiva de Frederico)

Tarciana Gomes (Júlia, estudante do magistério)

Helena Lima (Beatriz, estudante de jornalismo)