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EBC promove Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública 2021

publicado: 25/11/2021 13h52, última modificação: 25/11/2021 13h52

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está promovendo o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de TV e Rádio. Esta é a segunda edição do evento, que acontece em Brasília e reúne cerca de 60 instituições, entre emissoras de televisão e rádio. O evento proporciona a discussão de estratégias de fortalecimento da RNCP, a troca de experiências entre as afiliadas e debates sobre conteúdo, programação e suporte em estrutura e tecnologia.

O objetivo do encontro é aproximar ainda mais a EBC de suas parceiras, apresentar produtos da TV Brasil e das Rádios Nacional e MEC, além de estimular o envio de produções locais pelas emissoras, resultando na ampliação do conteúdo regional que é veiculado para todo o país. A RNCP possibilita ainda aumentar não só o sinal, mas também a audiência de seus veículos por meio de programas federais do Ministério das Comunicações, como o Digitaliza Brasil, e da faixa estendida em FM.

Para o presidente da EBC, Glen Valente, o evento possibilitará a integração entre os participantes com reflexos positivos tanto para a EBC como para as emissoras de televisão e rádio.  "A ideia é priorizar o alinhamento de várias estratégias com as afiliadas, como a consolidação de uma programação de qualidade, integrando conteúdos regionais ao nacional com foco em programas que atendam às demandas do público."

Glen Valente destaca que em 2022, com a cooperação da RNCP, a intenção é dar continuidade à expansão das faixas estendidas em FM para transmissão das rádios e enviar o sinal da TV Brasil a mais capitais e municípios.

Atualmente, a afiliação à RNCP é firmada por meio de contratos e acordos de cooperação nos quais as emissoras se comprometem a transmitir a programação da EBC e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

Até o ano de 2023, a EBC tem como objetivo chegar a cada capital brasileira com uma emissora afiliada de rádio e TV. Atualmente, a Rede está presente em todas as regiões do país com emissoras de rádio em 16 estados e com canais de TV em 23.

Para o Diretor-Geral, Roni Baksys, a aproximação e a troca de experiências com as emissoras parceiras são estratégicas para a EBC e para a difusão pública. "Esse momento é fundamental para a regionalização do conteúdo da EBC e para a ampliação do alcance do nosso sinal, garantindo ainda mais audiência para os nossos veículos e para os integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública."

Na abertura do evento, nesta quarta-feira (24), foram apresentados os resultados dos veículos da EBC, o balanço das ações da RNCP em 2020/2021 e as perspectivas para 2022, os novos canais multiprogramados, audiência e oportunidades das parcerias, a grade de programação especial de Verão da TV Brasil, a nova grade de programação das Rádios Nacional e MEC e o plano de Comunicação e estratégias digitais para a RNCP.

O segundo dia, nesta quinta-feira (25), será voltado para debate segmentado de rádio e TV, quando as afiliadas se reunirão com seus equivalentes de todo o país, para apresentar projetos, objetivos e necessidades, além de debate sobre a estrutura, conteúdos e fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio. Após o término do evento, os participantes realizarão uma visita guiada às instalações da sede da Empresa, seguida de reuniões com os principais representantes das Diretorias da EBC.

Com informações da TV Brasil