Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciência é Tudo acompanha retomada de pesquisas na estação brasileira na Antártica
conteúdo

Notícias

Ciência é Tudo acompanha retomada de pesquisas na estação brasileira na Antártica

publicado: 29/04/2022 09h35, última modificação: 29/04/2022 09h35

A edição inédita do Ciência é Tudo que a TV Brasil (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal aberto, 43.1) leva ao ar neste sábado (30), às 9h, faz uma viagem pelo universo da ciência e da tecnologia com muita informação e novidades. Entre os assuntos de destaque do programa está a retomada das pesquisas de campo na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Base pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, a estação começou a operar em 1984. Foi parcialmente destruída por um incêndio no dia 25 de fevereiro de 2012 e reinaugurada em janeiro de 2020.

Ainda durante a edição deste sábado, o Ciência é Tudo mostra o projeto InterAntar, programa que investiga a aplicação de tecnologias educacionais para a divulgação das ciências polares. Resultado da colaboração de uma rede de cientistas e professores da Educação Básica, o InterAntar inclui a realização de cursos, pesquisas e certificação.

A atração da emissora pública fala também do trabalho do Instituto Mamirauá no monitoramento de onças-pintadas na região Amazônica e das novidades sobre a participação do Brasil na missão Artemis da Nasa. 

Sobre o programa

Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Em sua segunda temporada, o programa está mais dinâmico e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.

Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.

A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto (afiliada em João Pessoa, TV UFPB, canal 43.1), TV por assinatura e parabólica.

Serviço

Ciência é Tudo – sábado, dia 30/04, às 9h

Com informações da TV Brasil