Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conheça os locais de descarte de pilhas e baterias em João Pessoa - PB
conteúdo

Notícias

Conheça os locais de descarte de pilhas e baterias em João Pessoa - PB

Em João Pessoa a EMLUR disponibiliza para a população postos de descarte para pilhas e baterias. Os postos estão disponíveis em 6 locais da cidade.
publicado: 16/06/2021 16h28, última modificação: 16/06/2021 16h40
A EMLUR disponibiliza para a população 6 locais para o descarte desses materiais.

A EMLUR disponibiliza para a população 6 locais para o descarte desses materiais.

Em João Pessoa a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana - EMLUR é responsável por todo o trabalho de limpeza urbana de João Pessoa, a Autarquia disponibiliza para população locais de descarte ambientalmente adequados para pilhas comuns de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis. Os postos estão nos seguintes locais:

    Núcleo da Emlur (Centro Dia) – Avenida Gouvêia da Nóbrega, Roger. CEP 58020-100 (Próximo a entrada principal do Parque Arruda Câmara – Bica);

      Sede da Emlur – Avenida Minas Gerais, nº 177 Bairro dos Estados, CEP 58030-090;

        Núcleo de Serviço da Emlur de Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – Praça do Coqueiral);

          Núcleo da Emlur em Jaguaribe – Rua Floriano Peixoto S/N, Jaguaribe, CEP 58015-280 (Ao lado da Loja de Móveis Mix);

            Núcleo da Emlur em Tambaú – Rua Aluísio França, nº 49 Tambaú, CEP 58038-060 (Por trás do banco do Bradesco da Av. Rui Carneiro);

              Escola de Idiomas Yazigi – Unidade Rui Carneiro (Av. Senador Rui Carneiro, nº 416, Miramar).

               *Os locais podem sofrer alterações, relação obtida em junho de 2021.

              A importância de realizar o descarte ambientalmente adequado.

              Uma vez descartado inadequadamente esses materiais por serem em sua grande maioria constituídos de metais pesados como: níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que ao entrar em contato com o solo, os rios, os vegetais e os animais tornam-se tóxicos, além de possuir efeitos bioacumulativos. Esses metais em contato com lençóis freáticos ou com a cadeia alimentar podem causar sérios problemas à saúde, como o câncer. Quando esses materiais são devidamente descartados de forma ambientalmente adequada são transformados e reutilizados novamente na cadeia de produção através do mecanismo da logística reversa. 

              No caso de materiais de grande porte, o descarte pode ser realizado através do Alô Limpinho, através do serviço chamado Cata-Treco, nele a EMLUR recolhe diretamente na casa do solicitante em um prazo de em média 10 dias úteis materiais como: móveis, colchões, TV e eletrodomésticos, sobras de móveis, restos de madeiras, sofá, colchão, materiais recicláveis, eletroeletrônicos e eletrodoméstico (de grande porte).

              Para solicitar o serviço do Cata-Treco e realizar o descarte consciente, basta ligar para o Alô Limpeza 0800 083 2425 / 3214-7628 / 3214-7660, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados), e informar o item que deve ser recolhido, além do endereço com ponto de referência. 


              Todo material recolhido passa por uma triagem, na qual os móveis ou eletroeletrônicos em situação de uso são doados. Lembrando que o serviço obedece aos protocolos de segurança como o uso obrigatório de máscara por parte dos servidores e higienização das mãos, do veículo, além do objeto coletado. A orientação à população é colocar o objeto em local de fácil acesso para facilitar o recolhimento, preservando a integridade física da equipe de trabalho da EMLUR e do usuário do serviço.

               

              Texto: Emanuel Gomes Soares