Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Protocolo de Investigação de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) no RU - UFPB

Veja o que fazer ao suspeitar de ter ingerido água ou algum alimento contaminado no Restaurante Universitário da UFPB

publicado: 04/09/2023 10h00, última modificação: 22/09/2023 15h49

Você sabe o que são as DTA?

São doenças causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas. É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local.

Não há um quadro clínico específico para os surtos de DTA, podendo variar de acordo com o agente etiológico envolvido. No entanto, os sinais e sintomas mais comuns são: Náusea, Vômito, Dor abdominal, Diarreia, Falta de Apetite e Febre.

Prevenção

A prevenção inclui práticas de higiene pessoal e coletiva e manejo adequado de alimentos para consumo. Nesse sentido, as equipes dos Restaurantes Universitários seguem a legislação vigente acerca das Boas Práticas, que são os procedimentos a serem adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária dos alimentos.

Além disso, amostras de todas as preparações servidas em cada uma das refeições são coletadas todos os dias e armazenadas por 72 horas. Em caso de suspeita de contaminação, essas amostras podem ser sujeitas a análise microbiológica para investigação de DTAs.

Doenças II.jpg
É permitido retirar refeição do Restaurante Universitário?
Não, exceto nos casos de dificuldade de locomoção, mediante apresentação de atestado médico à PRAPE. Isso ocorre, pois, a manipulação e consumo destas refeições fora dos Restaurantes inviabiliza o controle higiênico-sanitário das preparações pela equipe técnica.

Desse modo, a instituição só pode garantir a segurança dos alimentos enquanto estiverem dentro dos Restaurantes. Ainda assim, nesses casos excepcionais de saúde, a refeição é porcionada em embalagem própria para este fim, fornecida pelo RU, e a orientação é de consumo da mesma em até 30 minutos após a sua retirada.

Ao suspeitar de ter ingerido água ou algum alimento contaminado no Restaurante Universitário:

1) Procure imediatamente atendimento médico. Não esqueça de solicitar atestado com o parecer médico para envio à PRAPE;

2) Registre a ocorrência na Superintendência de Restaurantes Universitários o quanto antes, preenchendo ao Formulário Individual para Investigação de Surto Alimentar, para que se inicie a averiguação. Não esqueça de anexar o atestado com o parecer médico;

3) Registre a ocorrência na Vigilância Sanitária Municipal (Campus I) ou Estadual (Campus II, III e IV);

4) Caso tome conhecimento de outros casos, oriente a seguir essas etapas.

Acesse o Formulário Individual para Investigação de Surto Alimentar AQUI.