Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Gerência de Meio Ambiente da UFPB recebe corpo técnico da SUDEMA para o Licenciamento Ambiental 2024

Cooperação Ambiental: UFPB e SUDEMA unem esforços para garantir práticas sustentáveis

publicado: 26/04/2024 22h12, última modificação: 29/04/2024 19h52

Gerência de Meio Ambiente da UFPB recebe corpo técnico da SUDEMA para renovação de Licença Ambiental

SUDEMA VISITA.jpeg

Foto: GMA

Na última terça-feira, dia 17, a Gerência de Meio Ambiente (GMA), sessão vinculada à Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu suas portas para receber o corpo técnico da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA). Esta visita técnica marca mais um passo no processo de renovação da Licença Ambiental de Operação da instituição.

Durante a visita, que faz parte das ações de cooperação entre as instituições, os técnicos da SUDEMA foram recepcionados pelo engenheiro ambiental e também gerente da GMA Kenny Rogers. Durante o trabalho a equipe visitou diversos laboratórios nos centros de ensino da UFPB, incluindo o CCS, CCEN, CT, IPEFARM, CBiotec, CRAS e CCM. Acompanhados por profissionais da universidade, puderam verificar de perto os procedimentos de gerenciamento de resíduos químicos e biológicos, a infraestrutura disponível, os meios de armazenamento e até mesmo o processo de coleta, realizado por uma empresa especializada contratada pela UFPB.

Além disso, os representantes da SUDEMA conheceram as instalações da própria GMA, os arquivos de dados e toda a dinâmica de interlocução com a empresa contratada para coleta, tratamento e destinação final dos resíduos especiais, incluindo os certificados de destinação.

Durante a visita, a SUDEMA também observou os diversos contêineres destinados ao armazenamento de materiais recicláveis. Estes materiais, que possuem significativo valor econômico, são doados à Cooperativa de Reciclagem de Marcos Moura (COOREMM), selecionada através de edital de seleção, cumprindo assim um objetivo social. Este projeto é uma das diversas iniciativas da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB.

A equipe de inspetores também visitou locais de armazenamento de materiais eletroeletrônicos, que passam por um processo de triagem antes de receberem sua destinação final.

Ao fim do dia, os técnicos da SUDEMA se mostraram satisfeitos com a evolução contínua da UFPB a cada visita realizada. O gerenciamento da política ambiental de uma instituição do porte da UFPB é um desafio diário, porém a GMA está firmemente comprometida com esse trabalho, buscando sempre aprimorar seus processos e contribuir para a preservação do meio ambiente.