Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A PESQUISA COMO ATIVIDADE ACADÊMICA

A PESQUISA COMO ATIVIDADE ACADÊMICA

publicado: 19/02/2017 08h00, última modificação: 19/02/2017 08h00

Este foi o mote do debate realizado no último dia 08 de Fevereiro entre os estudantes da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela Profa. Maria Luzitana Santos, e a concluinte Francisleide Alves da Silva.

Desenvolvendo sua pesquisa monográfica com o tema “A produção científica no Curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB”, a discente foi convidada para uma breve explanação de seu projeto de pesquisa.

O encontro entre os calouros e a concluinte, previsto no plano da disciplina, possibilitou algumas dicas de estudos com enfoque no processo de pesquisa.

luz pesq

Foram debatidos assuntos como: importância de realização dos fichamentos, resumos e sínteses; uso adequado da língua materna; escrita do texto científico com base nos instrumentos normativos do curso e na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fontes primária e secundária; uso de citações diretas e indiretas como exercício contra o plágio, além da construção da base teórica enquanto compromisso com a leitura e reflexão crítica.

Francis, como também é conhecida a concluinte, ressaltou em sua fala para os estudantes que chegam agora no curso, que a pesquisa não acontece apenas à época do desenvolvimento da monografia e é tão importante para quem irá focar o caminho profissional quanto docente da área secretarial.

Destacou ainda a importância de aproveitar bem o processo de ensino-aprendizagem de todas as disciplinas, bem como que é indispensável colocar em prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Metodologia, por exemplo, como um dos caminhos para o sucesso na atividade acadêmica.