Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria do Fundo Global economizou 32 milhões de vidas segundo relatório
conteúdo

Notícias

Parceria do Fundo Global economizou 32 milhões de vidas segundo relatório

Os programas apoiados pelo Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária salvaram 32 milhões de vidas, segundo relatório divulgado.

publicado: 21/09/2019 06h49, última modificação: 21/09/2019 06h49

Os programas apoiados pelo Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária salvaram 32 milhões de vidas, segundo um relatório divulgado nesta quinta feira (19). O Relatório de Resultados 2019 mostra um grande progresso em relação a alguns dos maiores desafios na luta contra as três doenças, destacando novas ameaças.

O relatório inclui os principais resultados anuais alcançados nos países onde o Fundo Global investe:

  • 18,9 milhões de pessoas receberam terapia anti-retroviral para HIV;
  • 719.000 mães soropositivas receberam remédio para mantê-las vivas e impedir a transmissão do HIV para seus bebês;
  • 5,3 milhões de pessoas testadas e tratadas para TB;
  • 131 milhões de redes mosquiteiras distribuídas para proteger as famílias da malária.

"O Relatório de Resultados deste ano mostra claramente por que devemos intensificar a luta contra o HIV, a TB e a malária", disse Peter Sands, diretor executivo do Fundo Global. "Fizemos progressos extraordinários, mas ainda enfrentamos desafios muito assustadores que precisamos superar para alcançar a meta dos ODS 3 de acabar com a epidemia."

O Relatório de Resultados 2019 demonstra um forte progresso alcançado em várias frentes em 2018.

Para proporcionar a mais pessoas acesso vital à terapia antirretroviral, a estratégia de modelagem de mercado do Fundo Global levou a enormes economias em ARVs, incluindo acordos-quadro plurianuais com fornecedores de medicamentos para HIV, que economizarão US $ 324 milhões até o final de 2021 e garantirão a segurança. fornecimento de medicamentos que salvam vidas para mais de 4 milhões de pessoas.

Para combater as desigualdades de gênero que tornaram as meninas e mulheres jovens na África Subsaariana duas vezes mais propensas a serem HIV positivas em comparação com seus pares do sexo masculino, o Fundo Global aumentou seus investimentos em cinco vezes.

Para enfrentar o desafio de “desaparecer” pessoas com TB - pessoas que não são detectadas, não tratadas e não relatadas e que podem continuar transmitindo a doença - a iniciativa catalítica do Fundo Global encontrou outros 920.000 pacientes com TB em comparação à linha de base de 2015.

Para combater a crescente resistência aos inseticidas, o Fundo Global testou novas redes mosquiteiras. Respondendo à ameaça de aumentar a resistência aos medicamentos na região do Grande Mekong, o Fundo Global lançou a Fase II de sua maior concessão regional, a Iniciativa Regional de Resistência à Artemisinina (RAI), para acelerar a eliminação da malária na região.

Para tornar os programas de saúde sustentáveis ​​e aumentar o acesso a serviços de saúde de qualidade, a política de cofinanciamento do Fundo Global catalisou outros US $ 8,9 bilhões em investimentos domésticos em saúde no período 2017-2019, e o Fundo Global investiu US $ 1 bilhão para ajudar a criar resiliência e sistemas sustentáveis ​​de saúde.

Embora a parceria do Fundo Global continue a ter um grande impacto, o relatório também mostra que novas ameaças, incluindo resistência a medicamentos e inseticidas e financiamento estagnado, afastaram o mundo da trajetória necessária para cumprir a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a epidemia até 2030 .

O Relatório de Resultados 2019 será lançado apenas três semanas antes do presidente francês Emmanuel Macron sediar a Sexta Conferência de Reabastecimento do Fundo Global em Lyon, de 9 a 10 de outubro. O Fundo Global está buscando arrecadar pelo menos US $ 14 bilhões nos próximos três anos para ajudar a salvar mais 16 milhões de vidas, reduzir pela metade a taxa de mortalidade por HIV, TB e malária e construir sistemas de saúde mais fortes até 2023.

As realizações descritas no relatório deste ano são o resultado de esforços de uma ampla gama de atores, incluindo a parceria do Fundo Global, incluindo governos implementadores, agências multilaterais, parceiros bilaterais, grupos da sociedade civil, pessoas afetadas pelas doenças e o setor privado.

“Apesar do nosso grande progresso, os desafios futuros exigem que colaboremos e coordenemos ainda mais para alcançarmos a meta dos ODS 3 de acabar com a epidemia até 2030”, disse Sands. "Nada disso pode ser alcançado apenas pelo Fundo Global, mas, trabalhando juntos, podemos ter sucesso".

Veja o relatório completo em Inglês clicando aqui

 

Fonte: www.theglobalfund.org