Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OMS revisa recomendações sobre uso de contraceptivos para mulheres com HIV

OMS revisa recomendações sobre uso de contraceptivos para mulheres com HIV

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou suas orientações sobre o uso de contraceptivos para refletir novas evidências de que mulheres com alto risco de HIV podem usar qualquer forma de contracepção reversível, incluindo injetáveis, implantes e dispositivos intra-uterinos (DIUs) exclusivos de progestogênio, sem aumento risco de infecção pelo HIV.

publicado: 03/09/2019 23h06, última modificação: 03/09/2019 23h06

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou suas orientações sobre o uso de contraceptivos para refletir novas evidências de que mulheres com alto risco de HIV podem usar qualquer forma de contracepção reversível, incluindo injetáveis, implantes e dispositivos intra-uterinos (DIUs) exclusivos de progestogênio, sem aumento do risco de infecção pelo HIV.

No entanto, como esses métodos contraceptivos não protegem contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), a diretriz enfatiza que o uso correto e consistente de preservativos deve ser usado sempre que houver risco de IST, incluindo o HIV. A OMS também recomenda considerar a profilaxia pré-exposição (PrEP) em locais onde a incidência do HIV é superior a 3%, conforme apropriado.

A diretriz atualizada da OMS segue uma revisão completa das mais recentes evidências científicas. Enfatiza que as mulheres devem ter acesso a toda a gama de métodos contraceptivos modernos, para que possam fazer escolhas informadas em torno da escolha contraceptiva e de sua saúde sexual.

"As evidências mostram que o risco de uma mulher para o HIV não deve restringir sua escolha de contraceptivos", disse Peter Salama, diretor executivo, cobertura universal de saúde / curso de vida da OMS. "Todas as mulheres devem ter acesso a uma ampla gama de opções para contracepção, prevenção e tratamento do HIV, se necessário".

As recomendações atualizadas à diretriz da OMS, Critérios de elegibilidade médica para uso de contraceptivos , decorrem de uma revisão das evidências mais recentes conduzidas pelo Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes independente reunido para informar a OMS. Este grupo avaliou todas as evidências sobre contracepção hormonal e risco de aquisição do HIV publicadas desde a revisão anterior publicada em 2016, juntamente com uma revisão sistemática de todas as evidências publicadas sobre DIUs contendo cobre e risco de HIV.

As recomendações globais têm particular importância para a África Subsaariana, que apresenta as maiores taxas de transmissão do HIV, mas também alguns dos maiores desafios para garantir que as mulheres tenham acesso a uma gama completa de opções contraceptivas. Atualmente, um quarto das mulheres entre 15 e 49 anos na África (24%), que desejam adiar ou impedir o nascimento de filhos, tem acesso limitado à contracepção moderna. Essa é a maior necessidade não atendida em todas as regiões da OMS.

Fonte: OMS