Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Intercom Nacional 2023

Intercom Nacional 2023

Docentes e discentes do curso de RP participam do Intercom JR e do GP de comunicação organizacional e Relações Públicas
publicado: 11/09/2023 23h19, última modificação: 11/09/2023 23h21

O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, também chamado de INTERCOM, teve início em sua etapa remota na última terça-feira, 29 de agosto, e se encerrou na quinta-feira 31/08. Com um formato híbrido inovador, o evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil para uma imersão profunda no campo da comunicação. A etapa presencial aconteceu de 5 a 8 de setembro na cidade de Belo Horizonte.

O INTERCOM Nacional 2023 trouxe como tema central "Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução", focando nos desafios e tendências que moldam o cenário da comunicação no Brasil. Durante o período remoto, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a mesas-redondas e apresentações de artigos científicos selecionados, todos abordando temas relevantes que vão desde a comunicação digital até as transformações midiáticas na sociedade.

Neste ano, tivemos mais uma vez a presença de discentes e docentes do nosso curso de RP da UFPB nas categorias de trabalhos  INTERCOM JÚNIOR (IJ) e  GRUPOS DE PESQUISA (GPs) da INTERCOM, no IJ03 - RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. Com temáticas diversificadas, tivemos apresentação dos seguintes trabalhos:

• Comunicação Mercadológica no meio digital e o caso da WePink: falha ou sucesso? - Ana Beatriz de Souza Silva; João Lucas Gonçalves Gusmão; Mariana Andrade Cintra de Albuquerque; Maria Lívia Pacheco de Oliveira (orientadora).

• Relações Públicas na atuação da mediação das efetividades no ambiente de trabalho: o possível desencantamento nas organizações - João Lucas Gonçalves Gusmão; Isadora Pricila Jácome Ramalho; Matheus dos Santos Diniz; Caroline Delevati Colpo (orientadora)

• Ayó cosméticos: um estudo de caso acerca das relações públicas em micro e pequenas empresas na cidade de João Pessoa-PB - Stela Lima Medeiros; Vanessa Maria Gomes da Silva; Lara Gabrielly Pereira Lima; Patricía Morais de Azevedo (orientadora)

• Estratégias de Comunicação Mercadológica para a Geração Alpha - Glaucia Ellen de Souza França; Walmarques de Souza Barbosa Junior; Maria Lívia Pachêco de Oliveira (orientadora).

• O Culto ao Eu e as Relações de Afeto na Cultura Digital: Uma análise do Narcisismo Virtual e Afecções no Instagram - Isadora Pricila Jácome Ramalho e Caroline Delavati Colpo (orientadora).

E nos encontros do GP RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, as seguintes abordagens:

• O Ambiente de Trabalho e a População LGBTQIAP+: Iniciativas e Práticas de Inclusão - Luís Carlos da Silva, Karla Cristiane de Oliveira Marcone e Maria Lívia Pacheco.

• Estudos de práticas organizacionais como ferramenta de entendimento da cultura organizacional de emissoras de televisão de João Pessoa/PB - Jayane Evellen de Fátima Cruz de Souza  e Caroline Delevati Colpo.

O estudante João Lucas do curso de Relações Públicas, que apresentou seu artigo no evento, afirma que: "Ter a oportunidade de estar presente em um Congresso Nacional da área, além de muito gratificante, também nos proporciona momentos de troca de conhecimento muito importantes, conexões com pesquisadores e profissionais de todo o país, e uma experiência que qualquer acadêmico de comunicação deseja ter no currículo".

Os anais do evento ficarão disponíveis em breve no link: https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/programacao-nacional-2023

A coordenação de RP parabeniza a todos os estudantes pela apresentação dos artigos no Intercom e pelo desempenho e engajamento de cada um.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto da estagiária: Mikaele Vitoria Costa de Araujo