Você está aqui: Página Inicial > Contents > Roda de Conversa > SÉRIE SUS: DO QUADRO BRANCO ATÉ O EMPODERAMENTO

SÉRIE SUS: DO QUADRO BRANCO ATÉ O EMPODERAMENTO

publicado: 04/11/2019 11h24, última modificação: 05/11/2019 15h02

Mayara Floss

Em 2015, há cerca de um ano, surgiu um projeto de animação de quadro branco sobre o SUS a partir do diálogo entre estudantes, fora do Brasil e profissionais no Brasil. A ideia era criar uma ferramenta de informação e emponderamento. Foram diversos encontros, trocas de ideias até chegar a concepção da Série SUS. Inicialmente, enviei um e-mail com um roteiro inicial e a ideia de fazer uma animação de quadro branco com um único episódio para o Coletivo Rua Balsa das 10, simultaneamente eu e o editor de vídeos Nigel Lima aprendiam sobre animações de quadro branco e técnicas de aceleração de vídeo. O integrante do Rua Balsa das 10, Ernande Valentim do Prado, sugeriu que ao invés de apenas um episódio poderia ser feito uma “série” de episódios, então surgiu a “Série SUS”.

A Série SUS vêm da necessidade dos autores de se discutir o SUS de uma forma acessível e com conceitos complexos (mas sem complicação). Com o poder ilustrar nosso sistema de saúde e ajudá-lo a ser universal no conhecimento dos seus integrantes e participantes transformando este conhecimento em emponderamento. As técnicas de animação exigiram inúmeras horas de trabalho, estudo, roteiro, e teste de técnicas de animação de quadro-branco e aceleração de vídeo (speed art) com uma voz narrativa que conduz a animação para a criação dos três episódios: “Você já ouviu falar bem do SUS?”, “Porque o SUS hoje é assim?” e “Os princípios do SUS”. E o episódio que está em fase de desenvolvimento sobre o financiamento do SUS.

Hoje um pouco mais estruturados, mas ainda com produção independente (e sem financiamento algum a não ser nós próprios) contamos com a equipe inicial eu como roteirista, desenho e direção, Ernande como roteirista, Augusto Carvalho como engenheiro de áudio, Fernanda Rosa  como cinegrafista e Nigel Lima como Editor de vídeo.

Desde a criação até agora a série já superou nos canais oficiais Facebook (https://www.facebook.com/seriessus/ )e YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC7p_rNpzJmlIQp2xFMMtk_g ) mais de 150.000 visualizações, transmissão em TV local, rádio, Conselhos Locais de Saúde, Salas de Aula de todo o Brasil, e até o prêmio de animação AnimARTE –  transformando-se em uma ferramenta sobre o conhecimento do nosso Sistema de Saúde. Você já assistiu? O que acha da Série SUS?

Voam abraços.