Sites e Instituições
Revista de Aps
A Revista de APS, criada em 1998, é uma publicação científica, trimestral do NATES (Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde) e Mestrado de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC e Rede de Educação Popular e Saúde - REDEPOP.
Grupo de pesquisa práticas sociais e processos educativos
Criado e registrado em 1997 no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, dedica-se ao estudo de práticas sociais situadas em ambientes não escolares e escolares e os processos educativos por elas desencadeados.
Diálogos de Extensão Popular - Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP)
A ANEPOP – Articulação Nacional de Extensão Popular, criada em 2005, reúne nacionalmente atores sociais envolvidos em ações de extensão universitária orientadas pelo referencial teórico-metodológico e ético da Educação Popular, conforme sistematizada por Paulo Freire, dentre outros.
Blog do Seminário Nacional de Educação Popular na Formação em Saúde
No blog encontra-se todos os relatórios, vídeos e fotografias produzidos durante o Seminário de formação em educação popular em saúde. Um rico material para ser aprofundados por pesquisadores interessados no tema.
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
A Abrasco foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.
MAPEPS
O projeto “Mapeamento de Práticas Populares de Educação e Saúde” – MAPEPS, vem sendo desenvolvido desde 2006, tem como objetivo promover processos de Educação Popular e Saúde através do diálogo e da troca entre práticas e saberes populares e técnico-científicos.
RENAFRO
A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve iniciados(as) nas religiões de matriz africana, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro visando a promoção da saúde do povo de santo e simpatizantes das religiões de matriz africana.