Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atos Dias defende dissertação com o tema "Globalizando a luta contra a aquisição transnacional de terras: a atuação da via campesina na esfera da governança global"
conteúdo

Notícias

Atos Dias defende dissertação com o tema "Globalizando a luta contra a aquisição transnacional de terras: a atuação da via campesina na esfera da governança global"

Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB

por REDAGRI publicado: 30/08/2018 11h35, última modificação: 05/09/2018 12h07

A aquisição transnacional de terras se configura como um processo de acumulação de terras a nível mundial que se intensificou com a tripla crise do capitalismo neoliberal dos anos 2000 e com a crescente crise ambiental, que é consequência direta do insustentável modo de produção capitalista global. Nesse ínterim, a especulação sobre terras em larga escala por atores públicos e privados diversos colocou-se como uma alternativa às incertezas do mercado financeiro internacional e como uma saída às falhas do desabastecimento energético e alimentar. Esse processo também se caracteriza por seus violentos efeitos negativos arraigados na expulsão de camponeses de suas terras e na ameaça à segurança alimentar e nutricional das populações mais vulneráveis. Essas contradições têm despertado o ativismo da Via Campesina - movimento social transnacional formado no começo dos anos 1990 por organizações camponesas de diversas partes do mundo - que têm se colocado enfaticamente contra o processo de aquisição transnacional de terras. A complexidade do fenômeno, bem como a multiplicidade de atores envolvidos com interesses diversos, contribuiu para que a agenda a respeito da governança global sobre a terra agricultável ganhasse lugar nos fóruns e discussões internacionais. No escopo do debate da governança, destacam-se dois regimes internacionais: os Principles for Responsible Agricultural Investment that Respects, Livelihoods, and Resources (PRAI) e as Voluntary Guidelines on the Responsible Governance of Tenure of Land, Fisheries and Forests in The Context of National Food Security (Diretrizes Voluntárias). Este trabalho caracteriza a atuação e posição da Via Campesina contra o processo de aquisição transnacional de terras dando maior foco à atuação do movimento nas estruturas de governança global acima citadas. Para tanto, o trabalho – a partir de uma metodologia qualitativa – se utiliza primeiramente de revisão bibliográfica extensiva e análise documental, almejando esclarecer o objetivo supracitado.

Confira a dissertação abaixo:

Globalizando a Luta Contra a Aquisição Transnacional de Terras - Atos Rabí Dias Nascimento (Dissertação de...