You are here: Home > Contents > Notícias > Lançamento da segunda etapa do Plano Institucional de Internacionalização da UFPB. Documento de referência entregue aos Diretores de Centro.
content

Em ação conjunta das Pró-Reitorias PRPG e PROPESQ, cumprindo o cronograma estipulado, foi lançada no dia 29 de maio de 2017, em reunião do Conselho Técnico Administrativo da Reitoria da UFPB, presidido pela senhora Vice-Reitora, a segunda etapa do Plano Institucional de Internacionalização.
published: Jun 07, 2017 09:17 AM, last modified: Sep 28, 2017 09:51 AM

Na ocasião, os Pró-Reitores Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa (PRPG) e Isac Almeida de Medeiros (PROPESQ) apresentaram e entregaram aos(às) senhores(as) Diretores(as) de Centro da UFPB uma cópia do documento de referência que servirá de guia para a elaboração das propostas de internacionalização dos Cursos e Programas de Pós-Graduação da UFPB, no âmbito dos Centros de ensino. Essa ação foi informada, igualmente, na reunião do Conselho Universitário – CONSUNI ocorrida no dia 30 de maio, com distribuição do material aos conselheiros.

Para fomentar o protagonismo das Instituições de Ensino Superior (IES) no processo de internacionalização da educação, ciência, tecnologia e inovação brasileiras, a CAPES, agência do fomento ligada ao Ministério da Educação, propôs a criação do Programa Mais Ciência Mais Desenvolvimento (MCMD), para o ano de 2017, com previsão de duração para 4 anos (de 2018 a 2021). Essa ação provoca as Universidades à discussão e elaboração, em cada IES, de um diagnóstico sobre a situação atual de internacionalização, com Relatórios encaminhados à Agência, seguidos da apresentação de um projeto institucional através de Edital a ser aberto por aquele órgão federal.

Em geral, o Plano de Internacionalização proposto pela Capes demandará de cada Instituição uma tomada de posição estratégica em torno de algumas etapas: (i) discussão e apresentação do diagnóstico; (ii) discussão e elaboração de diretrizes institucionais de internacionalização; (iii) discussão e aprovação de um Plano Institucional de Internacionalização; (iv) elaboração da proposta de internacionalização a ser encaminhada à Capes, com pedido de financiamento, para o quadriênio indicado.

De maneira específica, o plano deverá contemplar (i) a ampliação das oportunidades de mobilidade bilateral de alunos de graduação e pós- graduação, garantindo a provisão de ensino com padrão de excelência internacional; (ii) o aprimoramento das atividades de pesquisa e pós-graduação por meio do estabelecimento de parcerias e redes internacionais, com priorização das parcerias; (iii) a consolidação de acordos de cooperação em nível internacional, em temas globais, mas de interesse da UFPB; (iv) o estabelecimento e/ou aprimoramento de infraestrutura para sustentabilidade do processo de internacionalização, incluindo formulação de procedimentos e fluxos operacionais para planejamento, execução, comunicação, divulgação e monitoramento das ações.

Os dezesseis Centros terão os meses de junho e julho para discutir e elaborar seus Planos de Ação Institucional e suas políticas de internacionalização. As Pró-Reitorias PRPG e PROPESQ deverão consolidar esses dados e apresentar, em agosto, a minuta de Resolução aos órgãos superiores da UFPB, antes de enviar o Plano Institucional à Capes, provavelmente em outubro de 2017.

Nas homepages da PRPG e da PROPESQ estarão disponibilizados em PDF os seguintes documentos: (i) documento de referência; (ii) proposta-modelo (template); (iii) diagnóstico encaminhado à Capes.

Seguem anexos o documento de referência e o comprovante:

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA

COMPROVANTE