Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa CAPES/DFATD e CAPES/FCT

Programa CAPES/DFATD e CAPES/FCT

PROPESQ DIVULGA
publicado: 08/10/2019 13h36, última modificação: 08/10/2019 13h36

1. Programa CAPES/DFATD

Página Oficiallink2.jpeg  Edital: link2.jpeg

O Programa Capes-DFATD (Global Affairs Canada) tem como objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e o Canadá em todas as áreas do conhecimento para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Pesquisa e Instituições similares sediadas no Canadá.

Benefícios e modalidade de bolsas

Missão de trabalho: concessão de viagens de curta duração para o coordenador do projeto e/ou de docentes doutores, membros da equipe, com duração mínima de 7 (sete) e máxima de 20 (vinte) dias.

Diária
Seguro-saúde
Auxílio deslocamento
Recurso de custeio: De até R$ 10.000,00 reais por ano de projeto.

Missão de estudo: concessão de bolsas de estudo no exterior a estudantes indicados pelos coordenadores para o desenvolvimento de atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto.

Mensalidade
Auxílio deslocamento
Auxílio instalação
Seguro saúde
Adicional localidade (conforme Portaria nº 202/2017)
Duração do projeto: 2 (dois) anos, prorrogável por mais 1 (um) ano em casos especiais.

2. CAPES/FCT

Página Oficiallink2.jpeg  Edital: link2.jpeg

Missões de estudo: consiste no deslocamento de estudantes brasileiros ou estrangeiros com visto de residência permanente no Brasil, devidamente vinculados à instituição de ensino superior brasileira e inscritos como membros do projeto, para desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa no exterior na área de interesse do projeto.

Mensalidade
Auxílio deslocamento: para brasileiros em missão em Portugal
Auxílio instalação: destina-se a contribuir com as despesas iniciais para a acomodação e manutenção no país de destino
Auxílio seguro saúde