Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGEE Aprovou Projeto no Edital CAPES 14/2018 - Escola de Altos Estudos

PPGEE Aprovou Projeto no Edital CAPES 14/2018 - Escola de Altos Estudos

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE) APROVOU NO EDITAL CAPES 14/2018 - ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS, O PROJETO: SMART GRID NO CONTEXTO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA, ARMAZENAMENTO DE ENERGIA E MOBILIDADE ELÉTRICA.
publicado: 14/11/2018 16h10, última modificação: 14/11/2018 16h12

O Programa Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós Graduação brasileiros e promover a realização de visitas de curta duração a Instituições de Ensino Superior (IES) públicos brasileiros, por professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento.

Dentre os objetivos do edital estão:

• A complementação dos esforços de internacionalização das IES brasileiras por meio da oferta de cursos, conferências, seminários, tanto na instituição anfitriã quanto em outras;
  • Estímulo ao desenvolvimento de parcerias com pesquisadores brasileiros;
  • Fortalecimento e ampliação dos Programas de Pós Graduação, envolvendo a participação articulada de diferentes programas de mestrado e doutorado; e,
  • Desenvolvimento de capacidades, consolidação e a ampliação do pensamento crítico em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

O valor a ser aplicado de R$ 125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais) por proposta, sendo até R$77.000,00 (setenta e sete mil reais) para gastos com manutenção de projeto (incluindo a aquisição de passagens aéreas) e duas cotas de bolsa na modalidade Professor Convidado do Exterior. Cada cota de bolsa na modalidade Professor Convidado do Exterior terá valor máximo de R$ 24.000,00 e duração máxima de 30 dias.

Coordenado pelo Smart Grid Group - SG2, o projeto conta com a participação, além do PPGEE, do Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática – PPGMM, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RGS, e do Programa de Pós Graduação em Energia Elétrica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

O plano de trabalho, que se desenvolverá no segundo semestre de 2019, prevê a vinda de seis pesquisadores:

Prof. Dr. Vladimiro Miranda (INESC/TEC e Universidade do Porto - Portugal);

Prof. Dr. Ali Emadi (McMaster University, Ontário, Canadá);

Prof. Dr. Bala Ventakesh (Ryerson University, Toronto, Canadá);

Prof. Dr. Josep M. Guerrero (Aalborg University, Dinamarca);

Prof. Dr. Euzeli C. dos Santos (Indiana University/Purdue University - IUPUI, Indianápolis, EUA).

Cada professor convidado ministrará um curso de uma semana e desenvolverá contatos para parcerias para a proposição de projetos futuros de P&D&I.