Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inova Talentos lança chamada pública para projetos de inovação
conteúdo

Notícias

Inova Talentos lança chamada pública para projetos de inovação

PROPESQ DIVULGA
publicado: 27/09/2019 15h05, última modificação: 27/09/2019 15h05

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram na segunda-feira, dia 23, nova chamada pública para o programa Inova Talentos. O edital é voltado para empresas, institutos de ciência e tecnologia (ICTs), órgãos de governo e entidades do terceiro setor interessados em contar com bolsistas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os projetos poderão ser apresentados a partir do dia 7 de outubro no site http://www.portaldaindustria.com.br/inovatalentos .

Os projetos aprovados serão contemplados com bolsas do CNPq a serem custeadas pelas instituições proponentes. O objetivo é que graduandos e graduados, mestres e doutores, realizem atividades de PD&I nas instalações dessas instituições. Dessa forma, os interessados serão responsáveis pelo custeio do bolsista durante o período de capacitação supervisionada. Os recursos serão captados e centralizados pelo IEL/NC e repassados ao CNPq. O CNPq não disponibilizará recursos financeiros próprios na execução deste Programa.

Ao longo de três anos, a chamada permanecerá aberta em fluxo contínuo para interessados em contar com a parceria do Inova Talentos em projetos de PD&I. As empresas aprovadas receberão bolsistas selecionados e capacitados pelo IEL, que levará em conta o perfil de cada projeto no momento da escolha do talento. O programa é voltado para universitários, graduados, mestres e doutores.

Apesar dos recentes contingenciamentos de recursos do governo federal, as bolsas do CNPq destinadas ao Inova Talentos não serão atingidas, uma vez que o programa tem verbas garantidas em razão de ser financiado por recursos de empresas da iniciativa privada.

Contratações
No último dia 2 de agosto, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, comunicou a renovação, até 2024, do acordo com o CNPq para o programa Inova Talentos. O programa acumula resultados expressivos no desenvolvimento de projetos de inovação, com apoio de jovens talentos, em 19 unidades da Federação.

Desde 2013, quando foi criado, o Inova Talentos já atendeu 635 empresas e 987 projetos aprovados, dos quais 754 finalizados e 233 em execução, além de 1.756 bolsas concedidas. No total, 60% dos bolsistas participantes dos projetos foram contratados pelas empresas.

O Inova Talentos
O programa incentiva a indústria e universidades a transformarem pesquisas em negócios, produtos e serviços. Cabe ao IEL selecionar bolsistas para atuarem em projetos PD&I com o apoio de consultoria por parte de especialistas da instituição.

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. Em seguida, os bolsistas se candidatam a receber bolsas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq