Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC e Propesq promovem treinamento sobre pesquisa de base de dados

BC e Propesq promovem treinamento sobre pesquisa de base de dados

Evento acontecerá nesta quinta-feira (5), no Cedesp; inscrições serão feitas na hora. Pela manhã 8:30h às 12:00h (Diversas bases de dados: Web Of Science; Endnote; Journal Citation Reports; Derwent Innovations Index e Kopertino). No período da tarde: 13:30h às 17:00h (Base: InCites).
publicado: 03/03/2020 15h09, última modificação: 03/03/2020 15h09

Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB (Propesq), promoverá, nesta quinta-feira (5), treinamento a ser realizado pela Clarivate Analytics, empresa americana que opera uma coleção de serviços baseados em assinatura focados, principalmente, em pesquisa científica e acadêmica. O evento acontecerá na Sala Aquário do Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (Cedesp), Campus João Pessoa.

As inscrições poderão ser feitas na hora do evento e estão limitadas à capacidade da sala. Haverá emissão de certificados para os participantes de cada sessão. O treinamento da Clarivate Analytics será realizado em duas sessões. Na Sessão 1, das 8h30 às 12h, serão abordados os seguintes temas:

- Web of Science: base de dados que permite acesso a referências e resumos em todas as áreas do conhecimento. Nela estão disponíveis ferramentas para análise de citações, referências e índice que cobrem aproximadamente 12.000 periódicos;

- EndNote online: software on-line que permite o armazenamento e a organização de referências obtidas nas buscas em bases de dados, também permitindo a mudança para diversos estilos de normalização;

- Journal Citation Reports: publicação anual da Clarivate Analytics, oferece informações sobre periódicos acadêmicos nas ciências naturais e sociais, incluindo fatores de impacto;

- Derwent Innovations Index: a base de dados de informações de patentes internacionais mais abrangente do mundo;

- Kopernio: recurso digital para a busca de artigos científicos e de sites de bibliotecas universitárias.

A Sessão 2 será realizada das 13h30 às 17h, no mesmo local, com temática única:

- InCites: base de dados para avaliar periódicos científicos indexados na Web of Science, por meio da qual é possível analisar o fator de impacto dos periódicos a partir das citações dos artigos.

Clarivate Analytics

Clarivate Analytics é uma empresa dos Estados Unidos que possui e opera uma coleção de serviços baseados em assinatura focados principalmente em análises, incluindo pesquisa científica e acadêmica, análises de patentes, padrões regulatórios, proteção de marcas comerciais, inteligência farmacêutica e de biotecnologia, proteção de marcas de domínio e gerenciamento de propriedade intelectual.

Os serviços incluem Web of Science, Cortellis, Derwent Innovation, Derwent World Patents Index, CompuMark, MarkMonitor, Techstreet, Publons, EndNote, Kopernio ScholarOne.

Clarivate Analytics era anteriormente a divisão de Propriedade Intelectual e Ciência da Thomson Reuters. Em 2016, a Thomson Reuters firmou um acordo de US $ 3,55 bilhões, no qual eles o transformaram em uma empresa independente e o venderam para as empresas de private equity Onex Corporation e Baring Private Equity Asia.

Clarivate Analytics também publica uma lista anual de "Pesquisadores altamente citados". De acordo com a empresa, a lista "reconhece pesquisadores de classe mundial selecionados por seu desempenho excepcional em pesquisa, demonstrado pela produção de vários artigos altamente citados que se classificam no top 1% por citações de campo e ano no Web of Science".

Os pesquisadores são selecionados por seu desempenho excepcional em um ou mais de 21 campos (aqueles usados nos ESI) ou em vários campos.