Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Janeiro Branco - Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida
conteúdo

Notícias

Janeiro Branco - Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida

publicado: 29/01/2020 10h06, última modificação: 29/01/2020 10h06

JANEIRO BRANCO site.jpg

O mês de janeiro tem sido dedicado a colocar os temas relacionados à saúde mental em evidência, desde 2013, quando a campanha Janeiro Branco foi idealizada e criada por psicólogos brasileiros.

A escolha do mês foi estratégica, já que o primeiro mês do ano é repleto de simbolismos. Janeiro propõe começos, planos e projetos. É uma época mais propensa a reflexões, de se fazer um balanço geral do ano que terminou e do que está iniciando, e isso muitas vezes pode gerar ansiedade.

A campanha busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas. Ter saúde mental vai além da ausência de transtornos mentais, engloba a capacidade do indivíduo lidar equilibrada e adequadamente com as circunstâncias, administrando as emoções e os comportamentos.

Além disso, ajuda a reduzir o estigma que muitas vezes está presente no entorno do adoecimento mental. Falar sobre esses temas e psicoeducar é importante para combater o preconceito e estimular o autocuidado, a busca por ajuda e tratamento.

A cor branca é a somatória de todas as cores, e reflete, para a campanha, a criatividade e a pluralidade dos projetos, objetivos, sentidos de vida e possibilidades de felicidade.

Que o incentivo à reflexão e ao autocuidado propostos em janeiro pela campanha nos mobilizem durante todo o ano na busca pela saúde mental e pelo bem estar. Não há saúde sem saúde mental!” segundo Raissa Miranda de Alexandria Fonseca, médica psiquiatra, perita do SIASS/DQVS/CQVSST.

Em 2020 a campanha chega na sua 7ª edição e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas entende a importância da sensibilização sobre a temática com os servidores da UFPB e realizou durante o mês de janeiro, ações de divulgação e fortalecimento da campanha.

 

Fonte: ACS Progep|  Hannah Barbosa