Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exame Periódico
conteúdo

Notícias

Exame Periódico

publicado: 27/04/2022 16h16, última modificação: 27/04/2022 16h16

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) informa que as convocações aos(as) servidores(as) técnico-administrativos e docentes (ativos) da UFPB, para a realização dos Exames Médicos Periódicos (EMP), começaram  em 26 de abril de 2022.

A partir da precitada data, os(as) servidores(as) serão convocados(as) por meio do e-mail cadastrado no Sistema SIAPE. Ainda, os(as) servidores(as) que quiserem, poderão solicitar sua convocação, caso não a recebam, por meio do endereço de e-mail: promosqv@progep.ufpb.br, sendo necessário informar nome completo, matrícula e número de telefone.

Pensando na comodidade do(a) servidor(a), os serviços de exames laboratoriaismamografias e avaliações clínicas também serão ofertados em todos os campi da UFPB, cujas datas serão previamente comunicadas aos(as) servidores(as)conforme disponibilidade da empresa prestadora do serviço.

Para dar início aos atendimentos in loco, no dia 05/05/2022 serão ofertados exames laboratoriais (coleta de sangue, sumário de urina e sangue oculto nas fezes) no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/UFPB), no horário das 7h30 às 11h30n, sendo os atendimentos por ordem de chegada. Os coletores para sumário de urina (todas as idades e sexo) e para sangue oculto nas fezes (acima dos 50 anos, independente de sexo) estarão disponíveis no SIASS/UFPB no período de 26/04 a 05/05/2022, nos dias e horários abaixo:   

 

Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

9h às 12h

X

 

X

 

X

 14h às 17h

 

X

 

X

 

Atenção! No caso dos exames laboratoriais, siga as orientações do laboratório responsável, constante no ANEXO I ao final do texto.

No momento da realização dos exames laboratoriais, a empresa contratada, Labclin, fará o agendamento para realização dos exames oftalmológicos (servidores(as) acima dos 45 anos de idade), e da avaliação clínica (todas as idades) para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). O exame citológico (para mulheres de todas as idades) deverá ser realizado diretamente no laboratório LAPAC, cujo atendimento é por ordem de chegada, no horário das 6h às10h e das 13h às 16h.

No mesmo dia 05/05/2022, serão ofertados exames de mamografia pela Cito Mama (unidade móvel), para servidoras acima dos 50 anos de idade, na praça ao lado da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), no horário das 7h30 às 11h30, sendo os atendimentos por ordem de chegada.

Os telefones para contato dos prestadores de serviços, constam no ANEXO II, ao final do texto.

Atenção! 

Os (As) servidores(as) convocados(as) deverão entrar no Sigepe/Sigac (https://servidor.sigepe.planejamento.gov.brcom o seu CPF e senha, e clicar consecutivamente em: “Minha Saúde> Exame Periódico > Confirmar Realização de Exame Periódico”. A seguir, deverão imprimir e assinar as guias de serviços. As guias deverão ser entregues aos prestadores dos serviços, pois é condição obrigatória para a realização dos exames.

O(A) servidor(a) convocado(a) poderá concordar ou não em realizar os Exames Médicos Periódicos (EMP). Entretanto, aquele(a) que optar por não realizar os EMP deverá formalizar sua intenção no  Termo de Recusa  disponível no Sigepe (https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br), assinando, solicitando a cientificação da sua chefia imediata, e enviando o documento ao e-mail promosqv@progep.ufpb.br.

Quais as vantagens de realizar os Exames Médicos Periódicos?

Os EMP fazem parte de um programa do Governo Federal que avalia possíveis agravos na saúde do(a) servidor(a) e identifica se tais danos foram provenientes ou não de seu ambiente de trabalho ou atividade laboral.

Todos os exames são custeados pelo poder públiconão gerando qualquer ônus para o(a) servidor(a). Ao contrário, eles visam melhorar a qualidade de vida e saúde do(a) servidor(a), uma vez que a partir da realização dos mesmos, é possível criar um perfil epidemiológico, de modo que seja possível traçar ações específicas de promoção à saúde.

O(A) servidor(a) também tem ganho imediato, pois além de poder realizar uma ampla gama de exames sem custos, identificar precocemente algumas doenças, bem como ter registrado o seu quadro de saúde em prontuário eletrônico, o qual poderá ser consultado com o seu consentimento, caso venha a desencadear ou agravar alguma doença devido ao seu ambiente de trabalho, poderá ter atendimento especializado pelo Poder Público.

Além disso, após realizar os exames, que variam de acordo com a idade e o sexo, o servidor será consultado por médico do trabalho e receberá o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, o qual poderá ser utilizado em casos de redistribuição ou admissão em novo concurso público.

Nesse sentido, convidamos todos(as) a participarem dos EMP em prol da redução do adoecimento, promoção da saúde e de uma vida mais saudável.

Maiores informações, fale conosco pelo e-mail promosqv@progep.ufpb.br 

ANEXO I

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇĂO DE EXAMES 

EXAME DE SANGUE

- Necessário jejum de pelo menos 8 (oito) horas.  

EXAME DE URINA

 - Dieta:Manter a ingestão habitual de Iíquidos.

- Exercícios:Evitar a prática de exercício físico antes da coleta de urina.

- Medicação:Evitar o uso de medicamentos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos), ou conforme orientação médica.

- Outros: Abstinência sexual por períodos de 24 (vinte e quatro) horas antes da coleta de urina.

- Evitar coletar no período menstrual (Se possível).

INSTRUÇÕES DE COLETA DE URINA:

 Após higienizaçăo, coletar preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 (quatro) horas após a última micçăo. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a micção, coletar a jato médio.

EXAME DE FEZES

 Sangue Oculto nas fezes:

 - Dieta:Dieta habitual.

- Bebida alcoólica: A abstinência é desejável nas 72 (setenta e duas) horas que antecedem o teste.

- Outros: Não realizar coleta em período menstrual e em sangramentos devido a hemorroídas.

É necessário o envio de fezes frescas, recém eliminadas, coletadas em frasco coletor limpo e seco. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.

Drª Ismênia Flavia 
Biomédica Responsável—CRBM 5801
LABCLIN—26.733.652/0001-29

ANEXO II

Clínica A&F Dr. Aislan (João Pessoa-PB) (99993-1885)
Lapac (João Pessoa-PB (32221-9913)
Labmed (Campina Grande-PB) (83)
Labclin (Esperança- PB) (83) 99346-4670 / (83) 99821-2847