Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

publicado: 23/04/2024 11h00, última modificação: 23/04/2024 13h56

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial – 26 de abril

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST), promoverá nesta quarta-feira (24) no Espaço de Saúde do Servidor (localizado no 1º andar da Reitoria do campus I), das 8h às 12h, atendimentos de Enfermagem e Nutrição com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações relacionadas ao Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. A data, 26 de abril, foi instituída com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, que segundo o Ministério da Saúde, atinge aproximadamente 25% da população brasileira.

A hipertensão arterial Sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio), geralmente silenciosa e pode afetar órgãos importantes como rins, coração e cérebro, em todas as faixas etárias, sendo importante aferir regularmente a pressão arterial.

Apesar da característica silenciosa, os indivíduos acometidos por essa doença podem apresentar sintomas como dor de cabeça frequente, tonturas, enjoos e falta de ar. Fatores como obesidade, histórico familiar de hipertensão, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento desta doença crônica. Além disso, o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares inadequados e sedentarismo são importantes fatores de risco modificáveis. As doenças cardiovasculares, como infarto, Acidente Vascular Encefálico (AVE), são as principais complicações da hipertensão.

Esta ação visa sensibilizar os servidores técnico-administrativos e docentes quanto à importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento da hipertensão arterial. Ainda é relevante destacar a importância de manter bons hábitos, como alimentação saudável, redução do consumo excessivo de sal, prática de exercícios físicos regularmente, noites de sono satisfatórias, evitar situações de estresse e evitar fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas.

Não deixe seu coração perder o ritmo. A PREVENÇÃO É O MELHOR CUIDADO!