Notícias
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool
A dependência de drogas e álcool é considerada uma doença que acomete em escala crescente pessoas de diferentes gêneros, idades, raças, classes sociais, tornando-se um problema de saúde pública.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial, entre 15 e 64 anos, utiliza drogas ilícitas.
Segundo o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões por absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas intoxicadas que machucam a si mesmas e a outros.
O uso indevido de álcool e outras drogas, além das consequências e transtornos causados à vida da pessoa, na esfera laboral, ocasiona, dentre outros problemas: queda da produtividade, acidentes de trabalho faltas freqüentes, licenças médicas.
Como ação integrada ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool, que ocorre anualmente no dia 20 de fevereiro, a Pró - Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba -PROGEP/UFPB, através da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) se incorpora à campanha nacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, e em especial, da comunidade acadêmica, sobre a importância da prevenção e do tratamento especializado.
Assim, complementando o trabalho articulado e permanente desenvolvido pela CQV para promover a qualidade de vida e saúde dos nossos servidores (docentes e técnico-administrativos), reiteramos a informação de que dispomos de equipe multiprofissional para acolher servidores que estão enfrentando essa problemática.
Serviço Social - Unidade SIASS/UFPB