Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha Dezembro Vermelho – Prevenção e Tratamento do HIV/Aids
conteúdo

Notícias

Campanha Dezembro Vermelho – Prevenção e Tratamento do HIV/Aids

publicado: 20/12/2019 13h48, última modificação: 20/12/2019 13h48

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada (Aids), ainda são consideradas um problema de saúde pública de grande relevância, devido ao seu caráter pandêmico. Além da transmissão por via sexual e sanguínea, o vírus também pode ser transmitido durante a gestação, parto e puerpério (conhecida como transmissão vertical).

A notificação para infecção pelo HIV é obrigatória desde 2014, assim como o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV/Aids, independente do comprometimento imunológico. Desde 1996, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento universal e gratuito para pacientes com aids. O tratamento e diagnóstico precoce também são vistos como formas de prevenção de surgimentos de novos contágios, pois uma pessoa com boa adesão ao tratamento pode atingir níveis de carga viral tão baixos que é praticamente nula a chance de transmitir o vírus para outras pessoas.

O Governo Federal reservou o último mês do ano para instituir o Dezembro Vermelho, uma campanha que visa à conscientização sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do HIV/Aids, tendo como foco incentivar as pessoas sobre a prevenção do vírus e busca pelo tratamento. Atualmente, o Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem, por isso, é importante incentivar a testagem e prevenção frequentes.

Inserida no conjunto de estratégias para Prevenção Combinada, está a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco) que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Essa profilaxia consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e deve ser utilizada após qualquer situação em que seja identificado risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível. O tratamento deve ser administrado pelo período de 28 dias. A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS, tendo como referência deste serviço, na cidade de João Pessoa, o Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas entende a importância da sensibilização sobre a temática com os servidores da UFPB, e através da equipe multiprofissional da Divisão de Qualidade de Vida e do SIASS, está engajada na divulgação e fortalecimento da campanha.

 

Fonte: ACS Progep | Hannah Barbosa