Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS INGRESSANTES

ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS INGRESSANTES

publicado: 19/07/2018 07h49, última modificação: 19/07/2018 07h54

Algumas orientações importantes para você, mestrando, que acaba de ingressar no PROFBIO

- Os conteúdos obrigatórios do curso estão distribuídos em três grandes temas de Biologia, cada um consistindo em uma disciplina, que passamos a chamar simplificadamente de TEMA 1, 2 e 3, mais as disciplinas Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Metodologia da Pesquisa e Tópicos Especiais no Ensino da Biologia.

- Em relação às três disciplinas que tratam dos grandes temas de biologia e que constituem o núcleo do programa, algumas considerações são importantes:

ü  As atividades desenvolvidas durante as aulas das três disciplinas não visam, prioritariamente, a atualização de conteúdos, embora isto esteja também sendo contemplado. Mais do que isso, pretende-se trabalhar conceitos-chave mostrando a construção do conhecimento relativo ao tópico, exercitando a metodologia cientifica.

ü  Uma postura participativa durante todas as atividades é o que esperamos de você! Além disso, ao final de cada aula, você será convidado a dar sua opinião por meio de um formulário online sobre a aula em si, o docente e sua própria participação nas atividades.

ü  Um ponto-chave do curso, que é seu grande diferencial, é o fato de que você deve aplicar sua experiência no curso diretamente em sua prática profissional. Para isso, você deve escolher dentre os tópicos de cada tema um para aplicar em sua sala de aula no próprio semestre. Para maiores orientações sobre isso, procure o docente responsável pela primeira disciplina de temas, ou seja, TEMA 1 - Profa. Fabíola Albuquerque.

ü  A avaliação referente aos conteúdos de cada uma das três disciplinas de grandes temas é composta de três partes:

(1) avaliação específica da disciplina com formato definido pelo coordenador de sua instituição (UFPB);

(2) apresentação da proposta de atividade aplicada em sala de aula e seus resultados, em data já prevista no calendário do seu curso e

(3) qualificação no final de cada semestre, através de prova objetiva, abordando todo o conteúdo do tema, igual em todas as instituições associadas e aplicada nacionalmente.

- Estão também previstas no projeto 90 horas de disciplinas optativas sobre as quais a coordenação de sua instituição irá orientá-los em momento oportuno.

- O coordenador de seu curso é o Prof. Rivete Silva de Lima que pode ser contatados pelo e-mail: profbio.ufpb@gmail.com ou no telefone: 3216-7757, nos seguintes horários: 8h – 12h; 14h – 17h.

Precisando, não hesite em nos procurar!

Bons estudos!

Prof. Rivete Silva de Lima