Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Instruções ao Processo Seletivo de Acesso ao PROFBIO

Instruções ao Processo Seletivo de Acesso ao PROFBIO

por Igor publicado 11/05/2017 19h18, última modificação 23/02/2018 13h36

INSTRUÇÕES AO PROCESSO SELETIVO (INSCRIÇÃO E MATRÍCULA)

O acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO ocorrerá por meio de um exame nacional. As inscrições estarão abertas no período de 13/03 a  23/04/2018.

Requisitos a(o) candidato(a) para concorrer a uma das vagas:

  1. Ser portador de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação;

  2. Ser professor de Biologia do Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido; e

  3. Estar ministrando aulas de Biologia em qualquer ano do Ensino Médio.

O Exame Nacional de Acesso será regido pelo EDITAL Nº 001/2018 e executado pela Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. O edital pode ser consultado no seguinte endereço: www.ufmg.br/copeve

Informações  quanto ao desenvolvimento do MESTRADO PROFBIO

Definição do dia da semana em que as aulas presenciais do curso serão ministradas.

 Aulas presencias acontecerão as sextas feiras das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Para as inscrições: as condições, recomendações e documentação são as que consta no EDITAL.

DA MATRÍCULA

 O(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) na seleção deverá efetuar sua matrícula institucional, dentro dos prazos fixados pelo calendário escolar do programa, mediante apresentação da documentação exigida no edital de seleção e de acordo com o regulamento do programa, após o que se vinculará à instituição, recebendo um número de matrícula que o identificará como aluno(a) regular da UFPB.

A matrícula institucional será feita na secretaria do programa constituindo-se condição para a realização da primeira matrícula em disciplinas.

DATA, LOCAL E HORÁRIO: Os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula no prazo de 25 a 27 de julho de 2018, na secretaria do PROFBIO e durante o horário de funcionamento da mesma que é das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.

A secretaria do PROFBIO está localizada no Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN, no campus I de UFPB, bairro Castelo Branco, João Pessoa.

Email: profbio.ufpb@gmail.com

(83) 3216-7757

 PROCEDIMENTO: O cadastramento e a matrícula somente ocorrerão se o interessado entregar, pessoalmente na secretaria do programa, ou por procurador, legalmente habilitado, os seguintes documentos:

I. Diploma de curso superior de Licenciatura em ciências Biológicas, Licenciatura em Biologia ou Ciências com Habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação (original e cópia legível).

II. Declaração do(a) diretor(a) da escola ou órgão equivalente comprovando que o(a) candidato(a) aprovado(a) é professor(a) de Biologia, no Ensino Médio, em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, e é regularmente admitido (como efetivo do quadro permanente de servidores) ou contratado e que esteja ministrando aulas de biologia em qualquer ano do ensino médio.

III. Comprovante do tempo de serviço, como docente no serviço publico.

IV. Carteira de Identidade (original e cópia legível).

V. Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (original e cópia legível).

VI. Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (original e cópia legível), dispensada para aqueles que já tenham completado 45 anos na data do cadastramento.

VII. Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais: Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou obtida pela página www.tse.gov.br (original), ou comprovantes de votação em todos os turnos da última eleição (original e cópia legível).

VIII. Duas fotos 3X4 recentes

1.3. O candidato que não se apresentar para matrícula no prazo estabelecido neste Edital será excluído desse processo de ingresso.

1.4. Em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de matrícula em prazo, horários e locais diferentes dos indicados neste Edital e em seu anexo.

Documentação para candidatos estrangeiros:

Será exigida a mesma documentação prevista acima, com exceção do documento de identificação, que será substituído pelo passaporte ou carteira de identidade dos países do Mercosul;

Observações:

Diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro, tanto por candidatos brasileiros como estrangeiros, deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira.

Parágrafo único. O número de vagas para candidatos autodeclarados e oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, obedecerá ao estabelecido na Resolução nº 58/2016 do CONSEPE.

Os candidatos amparados pela Resolução nº 58/2016 do CONSEPE concorrerão todos entre si às seis vagas previstas no edital. As vagas serão distribuídas para os seis primeiros colocados na prova de seleção, independente de serem candidatos autodeclarados, oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais ou pessoas com deficiência.

Instruções específicas sobre o comprovante de proficiência em um idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol). 

 Será exigida a comprovação do exame de verificação da capacidade de leitura e interpretação das línguas inglesa, francês ou espanhol, devendo o discente do PROFBIO/CCEN/UFPB/PB ser aprovado no referido exame no prazo máximo de 12 meses a partir do mês e ano de início do primeiro período letivo no Programa. Em caso de não comprovação da proficiência no prazo estabelecido, o mestrando será desligado do Programa.

  •  Os resultados dos exames de qualificação constarão no histórico escolar do aluno com a expressão “aprovado”, juntamente com a data de sua realização.
  • Para alunos estrangeiros, cujo idioma nativo não seja o português, o exame de que trata o caput deste artigo deverá ser feito em língua portuguesa.
  • Serão aceitos exames de verificação da capacidade de leitura e interpretação de língua estrangeira realizado em outro programa de pós-graduação stricto sensu recomendado pela Capes bem como título de proficiência em língua emitido por instituições com a devida competência.

NÃO HÁ GARANTIA DE BOLSAS para os candidatos aprovados e classificados para atendimento das vagas deferidas pelo Conselho Gestor do PROFBIO, no âmbito deste Edital.

Os candidatos aprovados não terão garantia de bolsa e deverão se submeter aos critérios do Conselho Gestor do PROFBIO, quando da concessão de bolsa pela CAPES.

Contatos UFPB:

(83) 3216-7757

PROCESSO SELETIVO 2017