Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Estrutura Acadêmica > Disciplinas Optativas
conteúdo

Disciplinas Optativas

por Igor publicado 11/05/2017 19h25, última modificação 12/05/2017 11h32

De acordo com os termos do Artigo 81 do Anexo I à resolução que aprovou esta estrutura, o aluno do PROFBIO deverá integralizará 540 (quinhentos e quarenta) horas de atividades, sendo 450 (quatrocentas e cinquenta) horas em disciplinas obrigatórias e 90 (noventa) horas em disciplinas optativas.
 
I - 30 (trinta) créditos nas disciplinas obrigatórias básicas, constantes no Quadro A;
II - 06 (seis) créditos escolhidos entre as disciplinas optativas e outras atividades, constantes nos Quadros B e C
Não serão atribuídos créditos à atividade Trabalho de Conclusão de Curso.

As disciplinas optativas serão ofertadas de forma presencial, semi-presencial ou a distância, nesse último caso podendo ser compartilhadas por alunos de toda rede das Instituições Associadas. Cada disciplina optativa contará com uma coordenação nacional, que será exercida por membros da Comissão Nacional de Pós-Graduação ou por eles indicados, preferencialmente contando com a participação dos respectivos coordenadores nacionais das disciplinas obrigatórias que possuam temas correlatos, com vistas a evitar sobreposição de conteúdos nas duas categorias de disciplinas. Aos coordenadores nacionais de disciplinas caberá uniformizar o conteúdo programático e sua condução metodológica, e gerenciar a pertinência do material didático e das referências bibliográficas indicadas, visando garantir a qualidade das disciplinas e unidade da proposta. Em relação às referências bibliográficas, destaca-se que será dada ênfase à leitura e discussão de artigos científicos sobre os temas em foco, de forma que, considerando a multiplicidade e a transitoriedade das citações quando se trata de contextualização dos temas de Biologia, não apresentaremos listagem nominal completa dos artigos ou livros que serão utilizados, pois as atualizações são muito dinâmicas.

Disciplina 

Professor / Coordenador

PDF

Práticas e/ou estratégias alternativas de ensino e aprendizagem de biologia

Hilda Sovierzoski (UFAL) e Zulmira Medeiros (UFMG)

Temas atuais e ensino de bioquímica

 Andréa Da Poian (UFRJ)

Temas atuais e ensino de biologia celular, tecidual e do desenvolvimento

Cleida A. Oliveira (UFMG) e Yara Müller (UFSC)

Temas atuais e ensino de anatomia e fisiologia

Miguel José Lopes (UFMG)  

Temas atuais e ensino de genética e evolução

Mônica Bucciarelli (UFMG)  

Temas atuais e ensino de microbiologia

Melissa Landell (UFAL) e Mônica Bucciarelli (UFMG)  

Temas atuais e ensino de parasitologia

Élida Campos (UnB) e Silmara Allegrette (UNICAMP)

Temas atuais e ensino de imunologia

Miguel José Lopes (UFMG)

Temas atuais e ensino de zoologia

Hilda Sovierzoski (UFAL)

Temas atuais e ensino de biologia vegetal

Cássia Sakuragui (UFRJ)

Temas atuais e ensino de ecologia e educação ambiental

Hilda Sovierzoski (UFAL) e Paulina Maia (UFMG)

Temas atuais em biotecnologia e bioinformática

Eduardo Galembeck (UNICAMP)

Temas atuais em educação e saúde

Élida Campos (UnB) e Hilda Sovierzoski (UFAL)

Temas socioambientais e culturais

Mônica Bucciarelli (UFMG)
Tópicos especiais em biologia I Cleida A. Oliveira (UFMG)

Tópicos especiais em biologia II

Cleida A. Oliveira (UFMG)

Tópicos especiais no ensino de biologia II

Mônica Bucciarelli (UFMG)

Tópicos especiais no ensino de biologia III

Mônica Bucciarelli (UFMG)