Notícias
Valorização da produção de algodão orgânico na Paraíba!

A cultura algodoeira foi o carro-chefe das exportações paraibanas no século passado e, atualmente, sua produção orgânica tem sido impulsionada no estado por um trabalho contínuo e conjunto da EMBRAPA, outras instituições apoiadoras e famílias rurais como as que constituem a associação Rede Borborema de Agroecologia (RBA).
No dia 11 de novembro, o Probex COMEX UFPB proporcionou a componentes do seu público-alvo uma visita técnica à RBA, localizada no município de Remígio-PB, produtora de algodão orgânico branco e colorido em consórcio com milho, feijão, gergelim e girassol.
A oportunidade se deu a partir da atuação da Profa. Márcia Paixão, coordenadora do Projeto, como colaboradora do Projeto “Transição circular na indústria do vestuário da Paraíba”, este concebido e coordenado pela Profa. Sandra Morioka, do Depto de Engenharia de Produção da UFPB.
Do Probex COMEX, os extensionistas voluntários Thiago Bezerra e Carla Meira, acompanhados de empresários da Eleven Jr. (Relações Internacionais/UEPB) convidados e de alunos da Profa. Sandra Morioka, tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, o universo da produção de algodão orgânico realizada por 23 famílias da agricultura rural.
O grupo de professoras e alunos foi recebido com grande hospitalidade e com uma palestra ministrada por Suzana Aguiar, técnica em Agropecuária pela UEPB e estudante de Agronomia pela UFPB, e que também atua como agricultora orgânica, secretária executiva da RBA e assistente de campo da empresa VEJA (V Fair Trade Comércio e Exportação de Calçados e Acessórios Ltda), a principal compradora da produção.
Suzana apresentou aspectos dos processos de plantação, controle sustentável de pragas, formação e manutenção de banco de sementes, estratégias de gestão e manejo conscientes da terra. Destacou que as oportunidades geradas pela produção de algodão, inclusive para exportação por preço justo, representam para as famílias acesso à renda por meio de um método de trabalho digno e empoderador, levando ao desenvolvimento pessoal e comunitário.
Explicou que, pelo modelo de negócio adotado, os agricultores recebem treinamento e incentivos para registro, por escrito, das diversas fases da produção e da comercialização, com ênfase no controle fiscal e financeiro e na melhor gestão possível dos recursos utilizados e da renda.
Também destacou que, após mais de uma década de trabalho intenso das famílias, lideranças e instituições apoiadoras, a associação foi credenciada pelo MAPA, em 2016, como o primeiro Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Paraíba apto a desenvolver atividades de certificação orgânica. E que essa trajetória de trabalho e articulação intensos tem proporcionado, além de incentivos fiscais, conquistas a serviços básicos como transporte para os estudantes da comunidade e para acesso das famílias à cidade.
Ao final, o grupo teve a oportunidade de conhecer o armazém de algodão colhido, em rama ou em pluma (sem caroço), e saber das etapas de beneficiamento e comercialização que levam o produto para o mercado nacional e internacional.
Constata-se que a produção paraibana de algodão orgânico, branco e colorido, está alinhada aos ODS 1 - Erradicação da Pobreza, 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, 4 - Educação de Qualidade, 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 12 - Consumo e Produção Responsáveis e 13 - Ação contra a Mudança Global do Clima. Inclusive, vale mencionar que a RBA recebeu, em 2022, visita de representantes da FAO, agência da Organização das Nações Unidas voltada para as áreas de Alimentação e Agricultura.
Para a equipe do Probex COMEX UFPB, a visita representou uma oportunidade relevante de aprendizado, compartilhamento de experiências, valorização da agricultura familiar e da agroecologia. Em especial, a equipe acredita que iniciativas de aproximação como essa fortalecem o diálogo entre a produção local e o comércio exterior, proporcionam reconhecimento e multiplicação do conhecimento, e promovem a busca por novas oportunidades para o estado da Paraíba sob o objetivo do desenvolvimento sustentável.
#ProbexCOMEX #Sustentabilidade #AlgodãoOrgânico #AgriculturaFamiliar #IntercâmbioDeConhecimento #UEPB #UFPB