Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Audiência UFPB: Probex COMEX UFPB sobre o projeto Exporenda

Audiência UFPB: Probex COMEX UFPB sobre o projeto Exporenda

Audiência UFPB

O Probex COMEX UFPB participou da audiência sobre o projeto Exporenda do Cariri.
publicado: 05/11/2021 16h07, última modificação: 05/11/2021 16h07

IMagem Audiencia setembro

Imagem: Fotografia retirada durante a audiência com representantes da UFPB.

Na segunda-feira, dia 20 de Setembro de 2021, ocorreu uma audiência sobre um dos produtos do projeto de extensão Probex Comex UFPB, o *Exporenda Cariri*.

Estavam presentes representantes do Programa de Artesanato Paraibano (PAB), SEBRAE, CONARENDA, Prefeituras de Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre e Zabelê, as empresas juniores Internacionalize, Líderi e Eleven, representantes do Grupo Itamar Dias e da empresa JS Digital, alunos e professores da Equipe Executora do Probex COMEX.

O Exporenda Cariri é uma ação do Probex Comex UFPB com a finalidade de capacitar artesãs e exportar a renda renascença do cariri paraibano. A ação envolve diretamente cerca de 250 rendeiras e suas famílias e já se encontra em execução. Durante a audiência, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) propôs a institucionalização da ação por meio de convênio de cooperação e o planejamento de cursos para disseminar conhecimento sobre a tecitura da renda renascença.

A contribuição importante da ação para a geração de oportunidades de trabalho para graduandos e preservação da renda renascença como patrimônio cultural imaterial do Estado foi pontuada na fala de todos os presentes. Destacou-se a relevância social e ambiental da renda, além da econômica. Sobre esta "A renda sai, mas não chega nas rendeiras." foi uma frase do Prof. Roberto Satur, do curso de LEA-NI, se referindo ao trabalho das rendeiras que ainda não recebe um preço justo.

A ação foi idealizada e é coordenada pela Profa. Márcia Paixão, do Departamento de Ciências Econômicas, e tem como vice-coordenador Giuliano Giarletta, recém-graduado em Relações Internacionais. Conta também com o apoio, como consultoria, dos Correios, Lauro Victor de Barros Despachos Aduaneiros e Tertuliação Educomunicativa.