Você está aqui: Página Inicial > CRA > Enade > Notícias > Situação irregular no ENADE

Situação irregular no ENADE

publicado: 07/06/2019 08h00, última modificação: 30/07/2021 10h31 expirado

O estudante que faltar à prova ficará em situação irregular que poderá ser regularizada, desde que o Questionário do Estudante tenha sido preenchido.

A regularização da situação de estudante irregular no Enade 2019 ocorrerá por um dos seguintes processos, segundo sua pertinência:

• Dispensa de prova, quando o estudante não comparecer ao local de aplicação de prova designado pelo Inep, desde que o estudante tenha preenchido o questionário e se enquadre em uma das situações de dispensa listadas no Anexo III do Edital Enade 2019.
  • Declaração de responsabilidade da IES, quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante, por ato ou omissão da IES.
  • Ato do Inep, no final do período de inscrições da edição de 2020 do Enade.

A regularização do estudante por meio de Dispensa de Prova, ocorrerá por iniciativa do estudante ou da IES, a depender da natureza do motivo, nos períodos previstos no item 1.2 do Edital nº 43/2019, exclusivamente por meio do Sistema Enade.

Caberá exclusivamente ao estudante em situação irregular apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for decorrente de ocorrências de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.

Não é possível ter dispensa de preenchimento do Questionário do Estudante.