Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 7ª Edição > Noticias > 6 noticias > Mais flores
conteúdo

Notícias

Mais flores

Capacitação para produtoras de flores
publicado: 21/05/2018 15h20, última modificação: 28/05/2018 16h41

Conhecimento e capacitação para produtoras de flores

 

 Na cidade de Areia, uma iniciativa vem transformando a vida de produtoras de flores e plantas ornamentais. Trata-se do projeto de extensão “Mais Flores”, que é desenvolvido com membros da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas (ADESMAF).

Através das ações do projeto, são repassados às produtoras conhecimentos sobre gestão de negócios, empreendedorismo e marketing rural. O objetivo é fortalecer a iniciativa, expandir o mercado de trabalho e garantir a rentabilidade, geração de empregos, além do desenvolvimento da associação, que já tem mais de dez anos de atuação no segmento. 

Para Emanuelle Alícia Vasconcelos, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (DCFS) – Centro de Ciências Agrárias - CCA –, a iniciativa tem tido boa aceitação. “Nosso trabalho tem fluído de maneira bastante satisfatória, pois as produtoras estão sempre abertas ao diálogo, nos munindo de informações valiosas para a elaboração de nossas ações enquanto equipe executora. Elas sempre vêm nos apontando suas principais dificuldades, bem como objetivos almejados”, explicou.

Estufa com plantas em crescimento - Imagem cedida pelo projeto

 

A equipe do projeto utiliza palestras, oficinas e apresentações nas atividades de capacitação. Emanuelle conta que os temas são sempre abordados de forma didática e objetiva, aproximando a linguagem utilizada da realidade das produtoras. Outra estratégia usada é a de mostrar exemplos reais de sucesso no segmento de produção e comercialização de flores para que sirvam como inspiração.

Uma das mudanças já implantadas foi a criação da identidade visual da floricultura atendida pelo projeto. O próximo passo é discutir estratégias de marketing apropriadas, como a utilização de propagandas em diferentes mídias e o marketing digital.

O projeto busca também capacitar as associadas para que elas conquistem consumidores não somente em épocas comemorativas, quando a venda de flores está aquecida. Para isso, elas recebem orientação sobre a divulgação da associação, uso de propagandas criativas, formas de promoção de vendas, dentre outras práticas. Tudo é feito para garantir que as produtoras aprendam a melhor forma de gerenciar o empreendimento e com isso fortalecer cada vez mais a ADESMAF.

Apesar do pouco tempo de execução, o “Mais Flores” já vem trazendo mudanças na vida e no trabalho das produtoras da cidade de Areia. “Ainda temos pouco tempo de atuação, mas acreditamos que as principais mudanças são de conscientização acerca da importância da gestão, do marketing e das estratégias de comercialização para a sustentabilidade das atividades, e consequentemente para geração de renda para essas mulheres”, explicou a coordenadora do projeto.

 

* Reportagem de Lucélia Pereira - Bolsista PRAC (2017)

registrado em: