Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 7ª Edição > Noticias > 6 noticias > Ensinar a escolher

Ensinar a escolher

Alimentação saudável para a terceira idade
publicado: 16/05/2018 19h47, última modificação: 16/05/2018 19h47

Alimentação saudável para a terceira idade

O projeto de extensão ‘Comportamento alimentar: um resgate etnográfico dos hábitos alimentares regionais de um município da Paraíba beneficia um grupo de idosos em Pilar, zona da mata do Estado, oferecendo informações sobre alimentos e hábitos alimentares saudáveis. O projeto é coordenado pela professora Rachel Linka, do Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) - Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Nesse projeto, os costumes alimentares regionais característicos da comunidade de Pilar, especificamente de idosos do Centro Integral de Atenção ao Idoso (CIAI), estão sendo analisados, e o estudo serve de base para as intervenções. O projeto realiza palestras e oficinas que proporcionam esclarecimentos quanto à importância de hábitos alimentares saudáveis como forma de prevenção e manutenção da saúde.

O momento-chave das oficinas é uma dinâmica com os idosos do CIAI, na qual figuras de alimentos, saudáveis e não saudáveis, são disponibilizadas para que cada participante monte um prato com base em suas habituais escolhas. Quando os pratos estão “cheios”, a equipe verifica que itens foram escolhidos e avalia o perfil alimentar de cada um deles. Só então é realizada uma palestra na qual são feitas as recomendações de escolha saudável, e o grupo é convidado a repetir a dinâmica tendo as informações recebidas como suporte para as escolhas.

Com informação aos idosos, a equipe pretende convencê-los a substituir hábitos alimentares antigos por outros mais saudáveis, controlando doenças para gerar mais qualidade de vida. “Coletamos o aprendizado de vida que eles já têm, quanto aos hábitos alimentares, e tentamos melhorar a conscientização no sentido de controle de doenças como diabetes e hipertensão”, contou a coordenadora.

Em cada etapa do projeto são planejadas atividades informativas sobre a maneira ideal de fazer escolhas alimentares, como explica Suenia Bezerra dos Santos, bolsista do projeto: “O planejamento inclui orientações de como a alimentação está relacionada à hipertensão e ao diabetes. Já temos receitas prontas que queremos fazer, dar para eles e ensiná-los a fazer em casa. ”

O projeto não traz benefícios somente para os idosos participantes, mas também é um exercício de aprendizado e desafio para a carreira dos estudantes envolvidos. Segundo a estudante de enfermagem, Suenia Bezerra, “Na academia estamos muito preocupados com a linguagem formal e quando a gente se depara com um projeto como esse a gente se desdobra e desconstrói a formalidade e os termos técnicos, para adequar nosso conhecimento para o público. ”

Para dona Neide, uma das participantes da ação de extensão, a alimentação saudável já era um hábito, ela escolhe os alimentos e faz a própria comida, além de se preocupar em fazer exercícios físicos regularmente. No projeto ela adquiriu novos conhecimentos que facilitam suas escolhas alimentares. É para ela e outros idosos de Pilar que o projeto Comportamento Alimentar se empenha em fornecer informação e condições para que a população aprecie e consuma alimentos mais saudáveis, integrando a alimentação equilibrada à sua rotina diária.

registrado em: