Notícias
NUPPO
O NUPPO pesquisa e documenta a cultura regional
Por entender que a cultura é um dos elementos que contribui na identidade de um povo, a Universidade Federal da Paraíba mantém o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), um espaço com um rico acervo de cultura popular regional e nacional.
Criado em 1978, foi um dos primeiros espaços especializados em Cultura Popular criado na Paraíba. Surgiu como Superintendência de Artesanato (SUDART), que era um espaço de documentação voltado para o artesanato. Com o crescimento da Universidade, a superintendência transformou-se no NUPPO.
Acervo
O acervo do NUPPO possui trabalhos feitos por vários artistas e intelectuais brasileiros. Entre as principais obras, podemos citar: Tota e Maria dos Bichos, uma coleção de ex-votos, folhetos de cordel, livros, manuscritos, audiovisuais com entrevistas com poetas, brincantes, peças de cerâmica, xilogravuras e artefatos da cultura indígena.
Huga Carla Alves, técnica administrativa da UFPB, visitou o Núcleo pela primeira vez e contou que as exposições a fizeram lembrar-se de sua infância na cidade de Monteiro, interior da Paraíba. "Vivi minha infância no sítio, então lembro muito bem do candeeiro, das panelas de barro, dos brinquedos e artesanatos. Em especial a máquina de costura, que me lembrou a minha avó". A servidora afirma que para quem vivenciou esses objetos da cultura local, o Núcleo é uma viagem no tempo.
Para celebração de certas datas tradicionais, como São João, Folclore e Natal, o Núcleo prepara uma exposição temática. Nesta são também utilizadas peças do próprio acervo, porém com a criação de uma narrativa que se adapte àquela data comemorativa.
Em outros casos, o NUPPO também expõe obras que não fazem parte do seu acervo. O contato pode ser feito tanto a partir do artista como do Núcleo, e depois de firmada a parceria, o artista ganha uma sala para expor suas obras por tempo determinado.
Acervo do NUPPO - Foto de Joanderson Almeida | Acervo do NUPPO - Foto de Joanderson Almeida |
O NUPPO preserva também fotografias raras sobre eventos ligados às culturas populares, que são adquiridos através de doações disponíveis no site http://www.biblioteca.ufpb.br. No NUPPO, acervo e pesquisa são indissociáveis. As pesquisas são desenvolvidas nas áreas temáticas de Literatura, Artes, Etnografia, Música, História, Geografia, Antropologia, Sociologia, linguística etc.
Visitação
Nos últimos meses, a sede do NUPPO, localizada no térreo da Universidade, passou por uma reforma onde foram modificadas salas e o salão frontal. Segundo a coordenadora Beliza Áurea, a ampliação do espaço aumentou a visibilidade das peças para quem passa pelo Núcleo diariamente.
O NUPPO é aberto à visitação, acompanhada por funcionários, de segunda a sexta. Pode ser individual ou em grupo de até 20 pessoas. A visitação ao Núcleo permite ao visitante conhecer mais sobre as raízes da cultura local, como por exemplo costumes e brincantes, além de permitir a artistas e pesquisadores da cultura regional expor seus resultados e trabalhos para a população.