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ENEX 2017

O Encontro de Extensão chegou a sua décima oitava edição mostrando sua a importância em todos os âmbitos da UFPB e fora dela. Com mais de 1000 trabalhos apresentados nos 16 centros da universidade, o evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro no Campus I e IV (João Pessoa e Mamanguape-Rio Tinto) e entre os dias 8 e 9 de novembro nos Campus II e III (Areia e Bananeiras).
publicado: 16/07/2018 19h36, última modificação: 16/07/2018 19h36

Encontro de Extensão - ENEX 2017

O Encontro de Extensão chegou a sua décima oitava edição mostrando sua a importância em todos os âmbitos da UFPB e fora dela. Com mais de 1000 trabalhos apresentados nos 16 centros da universidade, o evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro no Campus I e IV (João Pessoa e Mamanguape-Rio Tinto) e entre os dias 8 e 9 de novembro nos Campus II e III (Areia e Bananeiras).

ABERTURA OFICIAL

A abertura do Encontro de Extensão – ENEX -  ocorreu na tarde do dia 23, no hall da Reitoria, dentro da cerimônia de abertura da Semana Acadêmica da UFPB, na qual são realizados, além do ENEX, o Encontro de Iniciação Científica – ENIC e o Encontro de Iniciação à Docência – ENID.

A mesa de abertura foi composta pela Vice-reitora Bernardina Freire, a Pró-Reitora de Graduação Norma Menezes, o Pró-Reitor de Pesquisa Isaac Medeiros, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Orlando Vilar, o representante dos diretores dos centros Antônio Vilar, a diretora da Escola Técnica de Saúde Ivanilda Lacerda e o presidente da Associação de Professores da UFPB Marcelo Sitcovsky.

Durante essa apresentação foram ressaltados alguns pontos referentes aos eventos, como o crescimento de 17% no número de projetos apresentados em comparação com as submissões realizadas em 2016. Além de também ser colocado em pauta a educação, citando os cortes nos investimentos das universidades para 2018 pelo presidente da ADUFPB, Marcelo Sitcovsky.

 

23 de Outubro – Direitos Humanos e Justiça

O evento já começou a todo vapor na manhã do dia 23 com as apresentações das tertúlias no Centro de Ciências Jurídicas. Foram realizadas 24 apresentações de projetos de extensão com o tema central Direitos Humanos e Justiça. Envolveu projetos, em sua grande maioria, que visam à interdisciplinaridade entre as ciências jurídicas e outras áreas como, por exemplo, medicina, psicologia e contabilidade.

Exemplo dessa interdisciplinaridade foi apresentado o grupo de extensão ERO-Endodontia e Reabilitação Oral: Reconstrução de Projeto de Vida do Paciente com Câncer de Cabeça e Pescoço. Ele tem o objetivo de oferecer assistência jurídica aos pacientes do Hospital Universitário Lauro Wanderley e assim impulsionar o empoderamento através do conhecimento acerca dos seus direitos médicos, visando um atendimento mais humanizado.

Ana Karoliny Alvez, estudante do 10º período de Direito e voluntária do projeto, ressaltou a necessidade do seu trabalho de extensão: “Como jurista, vejo a necessidade do Direito interferir no sentido de buscar a efetivação dos direitos que já garantidos na lei mas não são colocados em prática”. Ela também falou sobre a importância do evento para ela: “Ele dá a possibilidade de dialogar com outras áreas e dar o retorno à Universidade que tudo está dando certo e é uma oportunidade de dar novas ideias para efetivar melhor os projetos de extensão”.

 

24 de Outubro – Saúde

No segundo dia, as apresentações do encontro ocorreram nas salas do Centro de Ciências Médicas. Um dos projetos apresentados foi o Atenção Fisioterapêutica na Doença de Parkinson, que desenvolve atividades em grupo com os portadores da doença na Clínica-Escola de Fisioterapia. Na tertúlia, os alunos participantes contaram que o projeto proporciona socialização aos portadores da síndrome, pois a maioria, em decorrência das complicações da doença, sai pouco de casa. O projeto não foca unicamente em melhoras física, mas também na auto-estima do paciente, levando ao redescobrindo de sua autonomia.

Visando dar mais autonomia às mulheres, o projeto Ações Educativas e Práticas de Treinamento, Incentivo e Inserção do DIU na Atenção Básica também foi exposto neste dia. O projeto trabalha o incentivo da inserção do Dispositivo Intra-uterino nas Unidades Básicas de Saúde da capital e promove treinamento aos médicos, para aumentar a oferta desse dispositivo. Segundo a participante do projeto Aureliana Barboza, foi desenvolvido um mutirão dando informações e orientações sobre o DIU, além de algumas aplicações do dispositivo.

25 de Outubro – Meio Ambiente

As atividades do terceiro dia do evento centraram-se na área temática de Meio Ambiente e teve apresentações no período da manhã e da tarde em salas do Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Com resumos envolvendo os subtemas de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Mapeamento de cidades.

Um exemplo de projeto envolvendo educação e meio ambiente foi A Educação Ambiental como instrumento de transformação da realidade local: A problemática do lixo nos manguezais da comunidade costeira de Livramento, Santa Rita – PB foi apresentado durante a manhã. Ele promove cursos e ações que visam minimizar a problemática do descarte incorreto do lixo na comunidade santa-ritense. Os discentes que participaram da tertúlia abordaram a relação entre o projeto de extensão e outras áreas de atuação da UFPB, como ensino e pesquisa.

Pablo da Silva é voluntário do projeto e contou que em seu segundo ano de apresentação no ENEX, a experiência foi proveitosa. Falou também sobre a oportunidade de assistir às apresentações de outros trabalhos no Encontro. “Acho interessante porque a gente vê que tem temáticas bem diversificadas. E não só isso, mas também como um projeto às vezes complementa o outro”. Segundo ele, o contato com outros projetos gera a criação de novas ideias e estratégias para as ações que já estão em execução.

Outro projeto deste dia  foi o Mapeando áreas, descobrindo terrenos: a topografia a serviço da cidadania. Ele envolve os cursos de Engenharia Ambiental, Civil e Arquitetura e busca avaliar as condições das ruas e calçadas do bairro do Alto de Matheus em João Pessoa e a partir disso prestar serviços e orientações técnicas à comunidade. Sobre os planos do projeto, a bolsista do projeto e aluna de Arquitetura, Rafaela Andrade contou que um dos objetivos é trabalhar a parte educacional com as pessoas: “Pretendemos fazer uma educação com a comunidade, para mostrar que realmente é o proprietário que é responsável pela qualidade das calçadas, mas que a responsabilidade também é da prefeitura quando se trata da fiscalização porque realmente não tem”.  

  26 de Outubro – CCAE - Todas as áreas

No Centro de Ciências Aplicadas e Educação o evento foi realizado na unidade de Rio Tinto e acolheu as apresentações de trabalhos de todas as áreas temáticas da extensão. Nas apresentações dos discentes, foi possível observar que a extensão universitária desenvolvida no Campus IV é cheia de diversidade cultural.

Foram apresentados 82 trabalhos, cada um com um enfoque diferente. Uma apresentação em especial, do projeto “Socializando LIBRAS para a comunidade”, sensibilizou quem estava na sala dois. A equipe expôs a dinâmica dessa ação, na qual surdos e ouvintes aprendem a Língua Brasileira de Sinais, e mostrou como uma extensão pode ser integradora da sociedade.

27 de Outubro - Comunicação e Cultura, Educação e Tecnologia & Produção e Trabalho

O último dia do XVIII ENEX no campus I foi o que teve o maior número de apresentações, pois foi dedicado a quatro áreas temáticas diferentes: Comunicação e Cultura, Educação, Tecnologia & Produção e Trabalho. As tertúlias ocorreram em três centros diferentes da UFPB, o Centro de Ciências Humanas (CCHLA), Letras e Artes, o Centro de Educação (CE) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Os resumos sobre Comunicação e Cultura ocorreram durante todo dia no CCHLA. Um deles foi o projeto Fomentar as ações da assessoria de extensão do CCHLA, na formação dos discentes e colaboradores de extensão universitária, no qual duas participantes apresentaram seus relatos e afirmaram que trabalhar na assessoria do Centro rendeu a elas o conhecimento de muitas as ações desenvolvidas pelos professores e como suas ações contribuem para formação dos discentes e auxiliam a comunidade. “Ter a oportunidade de estar em contato com outras áreas, de expor o que é estudado e de dar a resposta à comunidade do que foi feito na Universidade tem sido gratificante”, contou a discente Josélia Francisco.

As tertúlias relacionadas com a temática de Educação foram apresentadas no Centro de Educação e tiveram como subáreas a educação infantil, língua estrangeira, educação ambiental e sexual, entre outras. Uma das apresentações, que chamou a atenção pela sua interdisciplinaridade, foi a do projeto de extensão Orientação Sexual nas Escolas da Cidade de João Pessoa-PB: Conscientização como Ferramenta de Promoção de Saúde, que promove aulas interativas sobre sexualidade para adolescentes de 13 e 14 anos em uma escola municipal do bairro Altiplano na capital.

“Muita gente não vê vínculo entre nutrição e sexualidade, mas sexualidade é algo que está inserido na saúde e nós como futuros profissionais da dela precisamos deixar o comodismo de lado, temos que buscar se motivar para levar informação. Se a gente tem acesso, a gente pode levar. Não é porque eu não faço um curso que não apresenta um vínculo direto com a sexualidade, que eu vou deixar de levar conhecimento”, diz Cecília Pimentel, estudante do 3º período de Nutrição e voluntária do projeto.

AREIA E BANANEIRAS

O XVIII ENEX não se concentrou apenas no campus I, os campis II (Areia) e III (Bananeiras) tiveram suas tertúlias apresentadas em novembro, nos dias 8 e 9 no campus II. No primeiro dia (8) foi realizada a abertura do evento e teve uma mesa que contou com a participação da vice-reitoria Bernardina Freire, o Pró-reitor da PRPG Isaac Medeiros, o Pró-reitor da PRAC Orlando Villar, a diretora do CCHSA Terezinha Domiciano e a diretor do CCA Manoel Bandeira. Após a mesa de abertura, a vice-reitora realizou a palestra: A Universidade Pública e a Crise Econômica: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão. A atração cultural da abertura ficou por conta de Ivandro Candido & Banda.

Na manhã do dia 9 foram iniciadas as tertúlias com trabalhos nas oito áreas temáticas da extensão.  Dentro da área temática de Trabalho, aconteceu a apresentação do projeto Olimpíadas Paraibana de Informática – Sede Areia 2017. O objetivo é estimular os alunos do Ensino Fundamental nos estudos de matemática e informática, despertando o raciocínio lógico nas crianças. O projeto, que está em sua 5ª edição já contabiliza mais de 1500 alunos que participaram das provas.

Williams Xavier, participante do projeto e aluno do curso de Agronomia no CCA, contou que a participação no ENEX o permitiu conhecer outros projetos de extensão. ”Além de conhecer outros projetos e expor o projeto que participo, nós podemos expor aqui a nossa opinião pessoal do que o projeto mudou na nossa vida, e o que podemos nos beneficiar nesse contato com a sociedade”.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Além das tertúlias, o XVIII ENEX teve uma diversidade de apresentações culturais promovidas pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Com o nome “A extensão ocupa a Praça”, grupos relacionados com diversas vertentes artísticas como música, dança e teatro, marcaram presença nas praças da UFPB como a Praça da Alegria (CCHLA) e Praça da Diversidade (CE).

Na tarde do último dia de evento, houve a apresentação do grupo de Tubas e Eufônios da UFPB, coordenado pela professora Iris Vieira. Ela ressaltou a importância dessa ação como forma de levar ás pessoas mais conhecimento sobre esses instrumentos e motivá-las a fazer música. Além de acreditar na relevância da extensão para a universidade e para a comunidade, “Acho muito importante! Eu tenho mais alunos de extensão do que no superior, eu tenho que pensar quem vão ser os futuros alunos do superior, se não há investimento na extensão fica complicado. É uma forma de alimentar o curso superior” conta Iris.