Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 6 Edição > Noticias > 6 noticias > Parkour

Parkour

Movimento e ocupação de espaços
publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 23/04/2018 19h01

Ocupação de espaços e manifestação através do Parkour

Utilizar o espaço da Universidade para promover integração social através da prática esportiva foi a forma que o docente Mateus Finco encontrou para popularizar o Parkour na comunidade universitária. O projeto ‘Expressões Culturais, Sociais e Artísticas com o Corpo: Parkour em João Pessoa’, surgiu em 2017 visando oferecer à comunidade universitária treinos de Parkour, prática de origem francesa, denominada por seus praticantes como “aventura urbana de ultrapassar obstáculos”.

A UFPB possui alunos de diversos locais da Paraíba e de outros estados, cada um carregando consigo as manifestações culturais de suas regiões. A ideia das ações culturais ligadas ao Parkour é para que esses alunos possam organizar apresentações onde possam divulgar o esporte e suas raízes culturais também. “Queremos apresentações que envolvam dança, música, artes marciais, não só focada no esporte e que explorem mais a criatividade. Além de treinar o Parkour, os alunos deverão criar suas próprias apresentações”, contou Mateus.

O coordenador espera que o projeto possa popularizar a prática do Parkour entre os graduandos do curso de Educação Física e também na comunidade acadêmica. Para isso, a equipe busca utilizar os espaços da Universidade para treinos em grupo. Sérgio Mendes de Oliveira, aluno do 7º período de Licenciatura em Educação Física e bolsista do projeto, indica a conscientização do espaço que habitamos como uma das principais qualidades da prática desse esporte. “O que chama a atenção no Parkour é não ter padrão de ambiente ou treino, pode ser realizado na rua, na praça, e no caso do projeto até mesmo na Universidade”.

Os treinos acontecem semanalmente no Ginásio de Esportes da UFPB, Centro de Vivência, Ginásio de Ginástica e outros ambientes da Universidade.

O público-alvo do projeto é composto por discentes e servidores da UFPB. Além do público-alvo apontado, pessoas da comunidade com interesse no esporte também participam dos treinos; para isso, basta entrar em contato com a equipe do projeto e escolher qual dos quatro horários oferecidos é mais adequado a sua participação. AQUI

Jacques de Lima Moreno, aluno do 2º período de Bacharelado em Educação Física e voluntário do projeto, atua na organização, estruturando a metodologia dos treinos. Ele revela os benefícios para saúde da prática do Parkour.  “É uma prática que traz benefícios por utilizar vários membros do corpo, além de que você pode mudar o treino de acordo com seu objetivo. E, além disso, o esporte ensina que movimento também é cultura, podendo estar ligado à dança e música. ”

Além de garantir benefícios para a saúde dos participantes através de seus treinos, o projeto Parkour em João Pessoa utiliza a integração entre cultura e esporte como atrativo à prática de esportes pela comunidade acadêmica da UFPB, fazendo, assim, o Parkour ganhar evidência como uma alternativa de prática esportiva.

registrado em: