Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 4ª Edição > Noticias > 3 noticias > Editais PRAC - PROBEX
conteúdo

Notícias

Editais PRAC - PROBEX

publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 04/05/2018 18h40

PROBEX abre oportunidades

 

O Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) está entre as estratégias da política de extensão da UFPB. O programa, desenvolvido pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPACPRAC), tem como propósito entrelaçar a formação dos estudantes com o desenvolvimento de ações de extensão voltadas para as necessidades da sociedade paraibana. 

Normatizado pela Resolução Nº 76/97 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), o PROBEX abrange ações nas oito áreas definidas pela Política Nacional de Extensão. São elas: Educação; Meio Ambiente; Comunicação; Cultura; Trabalho; Direitos Humanos; Tecnologia e Saúde.

Os projetos são coordenados por professores ou técnico-administrativos de nível superior e contam com a colaboração de ONGs e outras instituições. Atualmente, 51 cidades da Paraíba são contempladas por ações do PROBEX, além dos municípios pernambucanos de Recife e Olinda, contabilizando 508 propostas em execução. 

Os alunos selecionados pelos coordenadores dos projetos aprovados recebem uma bolsa de 400 reais e podem participar de ações que estejam ou não relacionadas ao curso deles, garantia esta possibilitada pelo princípio da interdisciplinaridade e que contribui para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “O aprendizado sempre se dá tanto na área de conhecimento da formação acadêmica deles quanto das demais áreas, por conta da troca com professores de outros departamentos, bolsistas e voluntários de outras áreas”, defende Marçonília Arnoud, Coordenadora da COPAC. Probex1

Segundo Marçonília, o Programa de Bolsas de Extensão também dá sua contribuição além dos muros da universidade. “Na hora em que é propiciado ao aluno atividades que contribuem para a formação dele, também é oferecido algo à comunidade”, explica Marçonília. Sobre a expectativa para o EditalPROBEX 2018, a Coordenadora antecipa: “Em comparação com o ano passado, tivemos em 2017 um aumento de quase 22% de projetos submetidos”, explica a coordenadora. Para ela, isso representa principalmente o fortalecimento das políticas de extensão da UFPB.