Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > XXI ENEX - Atribuições da equipe coordenadora de ações

XXI ENEX - Atribuições da equipe coordenadora de ações

Entenda as atribuições dos coordenadores de extensão no ENEX 2020
publicado: 05/10/2020 12h05, última modificação: 04/05/2021 17h41

Entenda as atribuições dos coordenadores de extensão no ENEX 2020

Com o tema “Extensão virtual – quebrando paradigmas em tempos de pandemia”, o XXI Encontro de Extensão da UFPB acontecerá entre os dias 3 e 11 de novembro, totalmente on-line. Contudo, para a comunidade extensionista envolvida em projetos PROEX, PROTEC-ETS, UFPB No Seu Município, FLUEX e Extensão Ocupa a Praça, o ENEX já começou, pois algumas atividades precisam ser feitas anteriormente pelas equipes dos projetos.

A primeira atividade obrigatória é orientar os estudantes na elaboração de resumos sobre a execução dos projetos. Cada projeto poderá submeter até cinco resumos, sendo a pessoa coordenadora do projeto, docente ou técnico-administrativo, a responsável pela orientação do trabalho. Como explica Marçonilia Arnoud, coordenadora da Coordenação de Programas e Ação Comunitária (COPAC), a Extensão Universitária se preocupa com o cumprimento de todos os princípios e diretrizes da extensão, mas no ENEX, o foco é a formação acadêmica, profissional cidadã dos discentes e esses aspectos devem ser destacados no texto. “Um bom resumo consegue reportar aspectos da experiência do aluno e aquilo que o projeto contribui no seu processo formativo”.

A equipe de coordenação dos projetos tem ainda como responsabilidade submeter os resumos por meio da plataforma SIGEVENTOS, em um link determinado segundo a área temática de cada projeto. A submissão está aberta desde o dia 25 de setembro até às 23h59min do dia 09 de outubro de 2020.

No ato da inscrição, além de preencher dados da extensão e anexar o resumo em formato PDF, o coordenador deverá informar se o projeto fará ou não a apresentação do projeto, que poderá ser em vídeo previamente gravado ou com participação em salas de encontro virtuais (e-tertúlia).

Quem optar pela modalidade poderá ser assíncrona (vídeo) precisa enviar o conteúdo entre os dias 13 e 20 de outubro. Já aqueles da modalidade síncrona deverão apresentar-se nas e-tertúlias nos dias 6, 9, 10 e 11 de novembro, conforme programação a ser publicada próximo 26 de outubro.

Embora a apresentação não seja obrigatória, ela é importante  e representa um registro nacional e internacional da atuação da Universidade durante a pandemia da Covid-19, pois todas as gravações de salas virtuais e vídeos serão publicados no canal do YouTube da PROEX. “Será uma oportunidade de deixar registrada a atuação extensionista no enfrentamento às problemáticas ocasionadas pela pandemia. Demonstra também a responsabilidade social da UFPB para com a população e a relevância da UFPB nesse período”.

É dessa maneira que o servidor técnico-administrativo Gilson Melo também percebe a importância de participar do XXI ENEX. Para ele, que participará pela primeira vez como coordenador geral do projeto de extensão “ProRios: Educação Ambiental em escolas como ferramenta de sensibilização ambiental”, é uma possibilidade de expor os desafios de se adaptar à atuação virtual e a superação da equipe do projeto.

Avaliação de trabalhos pelo SisENEXAtribuições dos coordenadores de ações_Captura de tela SisENEX

Outro papel importante destinado às pessoas que coordenam ações de extensão é a de avaliação dos projetos. Os docentes e técnico-administrativos devem se inscrever como equipe organizadora, seja no papel de avaliador de e-tertúlia ou de avaliador de vídeo. As inscrições acontecem desde o dia 22 de setembro e 13 até de outubro de 2020, por meio do SIGEVENTOS. Ainda há possibilidade dos coordenadores comporem a equipe organizadora do ENEX 2020 como mediadores de sala.

Em todas essas atribuições, os coordenadores e coordenadores dos projetos receberão treinamentos on-line para usar o aplicativo de avaliação do ENEX, o SisEnex. O aplicativo deverá ser baixado no período de 28 de outubro a 3 de novembro, com as credenciais utilizadas no SIGAA. Dessa maneira, os coordenadores poderão avaliar os vídeos - entre 3 e 5 de novembro – ou as e-tertúlias - dias 6,9,10 e de novembro.

Como pontua Gilson Melo, coordenador da extensão “ProRios: Educação Ambiental em escolas como ferramenta de sensibilização ambiental”, o XXI ENEX possibilita que a comunidade conheça o que vem sendo realizado pela Universidade e também permite enxergar o que ainda poderá ser feito, sobretudo durante o período de pandemia. “É nesse viés que devemos encarar a realização do ENEX de maneira virtual, ou seja, o evento vai ser realizado apesar da pandemia. Eu digo mais: é por causa da pandemia que a extensão deve ser mais forte”.

Jocelio de Oliveira, assessor de extensão do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), destaca que o processo de realização do ENEX surgiu da deliberação entre a comunidade extensionista e, por isso, buscou atender todos os públicos e adequar-se às possibilidades de cada projeto. Apesar do cenário atípico, a expectativa é de que o evento possa proporcionar momentos de rica aprendizagem para todos os participantes.

Ainda assim, caso o coordenador de extensão seja impossibilitado de realizar a submissão do resumo e de participar do XXI ENEX, basta encaminhar justificativa pelo e-mail xxienex@academico.ufpb.br até o dia 09 de outubro de 2020 para indicar que não participará do processo de avaliação.

Reportagem de Ana Lívia Macêdo (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX