Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > PROVOX

Extensão atua promovendo o cuidado vocal

publicado: 07/08/2020 16h55, última modificação: 07/08/2020 17h26

Extensão atua promovendo o cuidado vocal

Cuidar da voz não é trabalho apenas para os profissionais que a utilizam como principal instrumento de trabalho.  O "não cuidado" pode afetar o bem-estar pessoal, causando rouquidão, cansaço ao falar e pigarro. Com o intuito de colaborar com o conhecimento vocal, atua o projeto "Provox: Serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação vocal", do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

A ação existe desde 2012 e atende pessoas com queixas relacionadas à voz. De acordo com Priscila Oliveira, coordenadora da ação, o objetivo é oferecer um serviço de referência voltado para a avaliação da voz. "É um procedimento complexo, que demanda vários exames e que a UFPB tem condições de realizar na própria Instituição", enfatizou a coordenadora.

O projeto é a porta de entrada para os atendimentos da Clínica Escola de Fonoaudiologia e realiza a avaliação completa do paciente e os encaminhamentos para exames. A partir daí começam as intervenções e o paciente é encaminhado para o acompanhamento. A extensão já atendeu cerca de 2 mil pacientes da grande João Pessoa e do interior, pois pacientes que vêm fazer outros tratamentos no Hospital Universitário Lauro Wanderley acabam participando da ação.

Entre a equipe de coordenação, profissionais de fonoaudiologia e dez estudantes, são quinze participantes que levam o serviço para a comunidade. Para a bolsista da ação, Ana Beatriz Veiga, estudante de fonoaudiologia, o projeto realiza um serviço importante e de qualidade, oferecendo assistência necessária para o tratamento de disfonias, tudo de forma gratuita. Atendimento realizado pelo projeto_Imagem cedida pela equipe_2019

"É um projeto muito importante, uma vez que algumas das pessoas atendidas talvez não pudessem arcar com os custos de uma terapia particular". Beatriz também ressaltou a colaboração do PROVOX para sua formação como profissional. "Participar do projeto de extensão me permitiu ganhar mais segurança no contato com o paciente, além de acrescentar muito no raciocínio e prática clínica", finalizou.

Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19,  a atuação do projeto se voltou para as redes sociais. A equipe criou e atualiza um perfil no Instagram onde são publicadas orientações de cuidado com a saúde vocal.

Também nas plataformas digitais, o projeto está com inscrições abertas para o Grupo de Debates e Vivências em voz, que busca realizar um trabalho de orientação mais específico. Divididos em grupos com dez pessoas, os usuários participarão de vivências com exercícios para usar de forma adequada a voz.

Para participar do grupo basta não apresentar nenhuma patologia recorrente, como rouquidão frequente, e realizar a inscrição. Serão seis encontros, realizados uma vez por semana, com uma hora de duração. As inscrições pode ser feita pelo formulário online e, inicialmente, não tem limite no número de vagas(https://linktr.ee/provox.ufpb).

Reportagem de Larissa Maia (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX.