Notícias
PROVOX
Extensão atua promovendo o cuidado vocal
Extensão atua promovendo o cuidado vocal
Cuidar da voz não é trabalho apenas para os profissionais que a utilizam como principal instrumento de trabalho. O "não cuidado" pode afetar o bem-estar pessoal, causando rouquidão, cansaço ao falar e pigarro. Com o intuito de colaborar com o conhecimento vocal, atua o projeto "Provox: Serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação vocal", do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.
A ação existe desde 2012 e atende pessoas com queixas relacionadas à voz. De acordo com Priscila Oliveira, coordenadora da ação, o objetivo é oferecer um serviço de referência voltado para a avaliação da voz. "É um procedimento complexo, que demanda vários exames e que a UFPB tem condições de realizar na própria Instituição", enfatizou a coordenadora.
O projeto é a porta de entrada para os atendimentos da Clínica Escola de Fonoaudiologia e realiza a avaliação completa do paciente e os encaminhamentos para exames. A partir daí começam as intervenções e o paciente é encaminhado para o acompanhamento. A extensão já atendeu cerca de 2 mil pacientes da grande João Pessoa e do interior, pois pacientes que vêm fazer outros tratamentos no Hospital Universitário Lauro Wanderley acabam participando da ação.
Entre a equipe de coordenação, profissionais de fonoaudiologia e dez estudantes, são quinze participantes que levam o serviço para a comunidade. Para a bolsista da ação, Ana Beatriz Veiga, estudante de fonoaudiologia, o projeto realiza um serviço importante e de qualidade, oferecendo assistência necessária para o tratamento de disfonias, tudo de forma gratuita.
"É um projeto muito importante, uma vez que algumas das pessoas atendidas talvez não pudessem arcar com os custos de uma terapia particular". Beatriz também ressaltou a colaboração do PROVOX para sua formação como profissional. "Participar do projeto de extensão me permitiu ganhar mais segurança no contato com o paciente, além de acrescentar muito no raciocínio e prática clínica", finalizou.
Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, a atuação do projeto se voltou para as redes sociais. A equipe criou e atualiza um perfil no Instagram onde são publicadas orientações de cuidado com a saúde vocal.
Também nas plataformas digitais, o projeto está com inscrições abertas para o Grupo de Debates e Vivências em voz, que busca realizar um trabalho de orientação mais específico. Divididos em grupos com dez pessoas, os usuários participarão de vivências com exercícios para usar de forma adequada a voz.
Para participar do grupo basta não apresentar nenhuma patologia recorrente, como rouquidão frequente, e realizar a inscrição. Serão seis encontros, realizados uma vez por semana, com uma hora de duração. As inscrições pode ser feita pelo formulário online e, inicialmente, não tem limite no número de vagas(https://linktr.ee/provox.ufpb).
Reportagem de Larissa Maia (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX.