Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Oportunidade captação de recursos - Edital Arte como Respiro
conteúdo

Notícias

Oportunidade captação de recursos - Edital Arte como Respiro

publicado: 08/04/2020 16h12, última modificação: 08/04/2020 16h12

Há mais de três semanas que, na maioria das cidades brasileiras, a orientação das autoridades é permanecer em casa para evitar a disseminação do Coronavírus-19. Nesses dias, algumas iniciativas estão ajudando as pessoas evitar as ruas, elas oferecem oportunidade de geração de renda, ao mesmo tempo em que disponibilizam espetáculos de arte e cultura, tão necessários no momento que ficar em casa é uma forma de cuidar saúde de toda a sociedade.

Uma dessas iniciativas é o Edital Arte como Respiro: múltiplos editais de emergência, do Itaú Cultural. A proposta do Edital é gerar recursos para artistas no momento em que o trabalho deles não pode ser desenvolvido junto ao público, não com atividades presenciais. Serão selecionados projetos desenvolvidos durante a quarentena, sendo que a pessoa pode inscrever o trabalho para uma apresentação em tempo real ou enviar registro em vídeo, desde que tenha acontecido no período de reclusão doméstica.

Projetos que já estavam sendo realizados antes da quarentena também podem concorrer, desde que já tenham realizado alguma apresentação no período de suspensão de atividades presenciais. Serão selecionados 120 trabalhos, considerando os dois eixos (trabalhos produzidos durante a quarentena e Espetáculo cênico completo - dança, teatro ou circo).

A comunidade acadêmica extensionista que desenvolve projetos de arte pode encontrar no Edital Arte como Respiro uma oportunidade para atuar nas plataformas digitais. Uma ação que, por exemplo, tem como objetivo apresentar artistas da UFPB, pode inscrever o projeto e desenvolver online parte do trabalho que seria realizado presencialmente. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril e podem concorrer artistas dos segmentos dança (dois ou mais intérpretes), do teatro (a partir de dois intérpretes) e número circense. O resultado da seleção será divulgado dia 25 de abril e informará quais trabalhos serão admitidos para receber até 10 mil reais.

Outras informações sobre esta oportunidade de captação de recursos podem ser encontradas na página eletrônica do Itaú Cultural e o Edital completo disponível em https://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/100217/edital_artecomorespiro.pdf