Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Nota de pesar pela morte da professora Beliza Áurea

Nota de pesar pela morte da professora Beliza Áurea

publicado: 17/04/2018 17h24, última modificação: 17/04/2018 17h24

É com profundo pesar que a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários comunica o falecimento da prof. Beliza Áurea de Arruda Mello, ocorrido na noite de 16 de abril.

Beliza foi graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e fez doutorado em Literatura Brasileira também  na UFPB. Era professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e na Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. A professora foi uma profunda pesquisadora da cultura popular e desenvolvia estudos na área de Oralidades e Escrituras; linguística antropológica com ênfase no imaginário; estudos da memória e tradições - tradições discursivas. Atuou principalmente na  preservação e divulgação da cultura popular expressa em: folheto de cordel, romanceiro, contos, cantos de aboio, benditos, cantorias, canções das culturas populares urbanas;  performance e teatro popular  babau/mamulengo, rezadeiras; escrituras - manuscritos culinários, xilogravura e a iconografia do diabo na cultura popular.

Atualmente exercia a função de coordenadora do Núcleo de Pesquisa Popular da Universidade Federal da Paraíba (NUPPO), função que desenvolveu com dedicação, profissionalismo, honestidade e comprometimento.  A  preservação e divulgação da cultura popular sempre balizou seus posicionamentos.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários se solidariza com os familiares e amigos pela imensurável perda e expressa nesta nota os sentimentos de pesar de todos os colegas e colaboradores da PRAC.