Notícias
Nota de pesar pela morte da professora Beliza Áurea
É com profundo pesar que a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários comunica o falecimento da prof. Beliza Áurea de Arruda Mello, ocorrido na noite de 16 de abril.
Beliza foi graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e fez doutorado em Literatura Brasileira também na UFPB. Era professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e na Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. A professora foi uma profunda pesquisadora da cultura popular e desenvolvia estudos na área de Oralidades e Escrituras; linguística antropológica com ênfase no imaginário; estudos da memória e tradições - tradições discursivas. Atuou principalmente na preservação e divulgação da cultura popular expressa em: folheto de cordel, romanceiro, contos, cantos de aboio, benditos, cantorias, canções das culturas populares urbanas; performance e teatro popular babau/mamulengo, rezadeiras; escrituras - manuscritos culinários, xilogravura e a iconografia do diabo na cultura popular.
Atualmente exercia a função de coordenadora do Núcleo de Pesquisa Popular da Universidade Federal da Paraíba (NUPPO), função que desenvolveu com dedicação, profissionalismo, honestidade e comprometimento. A preservação e divulgação da cultura popular sempre balizou seus posicionamentos.
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários se solidariza com os familiares e amigos pela imensurável perda e expressa nesta nota os sentimentos de pesar de todos os colegas e colaboradores da PRAC.